Por rafael.bortoloti
 Niterói - Juntas há dez anos, Lubeti Teixeira Marques conhece bem a ‘filha’ que tem, a pincher Salsa. Tanto que a mudança de comportamento da peluda chamou atenção. Ela passou a beber muita água, urinar demais e a emagrecer. Preocupados, Lubeti e os filhos procuraram um veterinário. Diabetes foi o diagnóstico, para desespero e tristeza da família. 
Cuidada%2C doença não influencia no tempo de vida Divulgado

Tristeza porque nossos peludos doentes nos cortam o coração. E, desespero, porque nenhum deles tinha a menor noção de como cuidar de Salsa. Confesso que também não saberia, mas só até conversar sobre o assunto com a veterinária e especialista em endocrinologia, Flávia Tavares.

Já de pronto, ela explicou que, com os devidos cuidados, o animal vive o tempo normal de vida mesmo com a diabetes, caso contrário, pode morrer e isso, segundo Flávia, acontece rápido se não tratar. Outra consequência da doença também é a catarata.

Mais do que medicamentos, ração especial e dieta rigorosa, a diabetes em cães e gatos, requer mudança de rotina da família do pet. É que o animal vai precisar tomar insulina duas vezes por dia com hora marcada, além de ter que medir a glicose. Então, se você passava o dia inteiro fora, agora não pode mais fazer isso.

A não ser que seu animal seja um gato. É que a maioria dos felinos não precisa usar o medicamento sempre, ao contrário dos cães que têm que tomá-lo para o resto da vida. Mas, ir para casa fazer isso não será um sacrifício. Afinal, quem ama, cuida, né?
Publicidade
E para saber por onde começar o tratamento, é preciso estar ciente de a alimentação é uma das causas da diabetes, ela terá que mudar radicalmente e rápido.
A veterinária explica que a obesidade é um dos fatores que provocam a doença. Em gatos isso já foi provado, mas em relação aos cães ainda não há estudos que comprovem essa relação. No entanto, Flávia conta que, pela experiência profissional que tem, isso é quase certo.

Alimentos gordurosos, carboidratos e tudo o que os animais não podem comer contribuem para o aparecimento da doença. No mercado pet há várias rações especiais para diabéticos, portanto, esqueça tudo o que foi dado para eles até hoje. No início será difícil porque o animal não está habituado à dieta.

Fatores genéticos e até alguns medicamentos também podem causar a doença. Salsa já está em tratamento e apresenta sinais de melhora graças à rapidez no diagnóstico. Por isso, ficar atento ao seu pet é a melhor forma de prevenir qualquer problema tratá-lo.

TIRE SUA DÚVIDA

Minha schnauzer late enlouquecidamente para os outros cães na rua. O que fazer?

Dirce Fratucelli(por e-mail)

O comportamento dela demonstra que ela não gosta de amiguinhos, que é a dona do pedaço. Então, tem que socializá-la. Fazer um trabalho de adestramento comportamental, que inclui também trabalhar o dono do animal.

Publicidade

Flávia C.R.do Nascimento, veterinária

ME LEVA?!

Gata TricaDivulgação

Oi! Sou a Trica, preciso de uma casa com amor, responsabilidade e comidinha saudável. Vai resistir ao meu batom?contato@quatropatinhas.com.br

PROTEÇÃO GARANTIDA

São Gonçalo agora tem Conselho Municipal de Proteção Animal! O objetivo do órgão é fiscalizar a administração municipal na criação de projetos e políticas públicas. A diretoria já está trabalhando para proteger os animais da cidade. Denúncias também serão checadas. R. Lúcio Tomé Feiteira s/n, Barro Vermelho. Só para lembrar: maus-tratos a animais é crime, que prevê até prisão. O conselho está de olho!

roupinha de papai noelDivulgação

CINEMA ANIMAL 
De 20 a 22 desse mês, o Rio vai receber a 2ª edição da Mostra Internacional de Cinema Pelos Animais da Sociedade Vegetariana Brasileira. A projeção de filmes, bate papos e feira vegana acontecerão das 14h às 21h, no Museu de Arte Moderna, no Flamengo. A entrada é grátis. Serão exibidas mais de 20 produções nacionais e internacionais, que questionam o abandono de animais, criação para consumo, uso de animais para testes e pesquisas, animais mantidos em cativeiro, entre outros. Av. Infante Dom Henrique 85, Flamengo: mostraanimal.com.br

HO, HO, HO! AU, AU!
Estamos há pouco mais de dois meses do Natal, mas os preparativos já começaram. E os pets não vão ficar de fora dessa festa se depender da americanas.com. O site tem opções de roupinhas e gorros de Papai Noel, criados pela Orb Christmas, para nossos peludos entrarem no clima natalino. Essa não é uma graça?R$ 29,90.