PARQUES E PRAIAS

Desfrute das áreas públicas de natureza ímpar

Por O Dia

Parques
Parques -
PARQUES
Parque Prefeito Ferraz - Campo de São Bento
Localização na quadra entre as ruas Lopes Trovão, Domingues de Sá, Gavião Peixoto e a Av. Roberto Silveira
Tel.: 2711-3266 (Fundação Parques e Jardins)
Site: culturaniteroi.com.br/blog/?id=488
Aberto diariamente das 7h às 19h
Entrada gratuita

Jardim Botânico de Niterói - Horto Florestal do Fonseca
Alameda São Boaventura 770, Fonseca
Tel.: 2625-2031
Site: www.facebook.com/hortofonseca
Aberto diariamente das 8h às 22h Entrada gratuita

Parque Palmir Silva - Horto Florestal do Barreto
Avenida Luiz Palmier s/nº, Barreto
Tel.: 2613-6620 Aberto diariamente das 9h às 19h
Entrada gratuita

Parque da Cidade
Estrada da Viração s/n°, São Francisco
Tel.: 2610-3157 / 0800 282 7755
Aberto diariamente das 9h às 18h
(Acesso somente de carro, moto ou van devido à sinuosidade da estrada que impossibilita o tráfego de ônibus)
Entrada gratuita

Parque Estadual da Serra da Tiririca
Rua das Rosas 24, Itacoatiara (ao lado do Clube dos Engenheiros)
Tel.: 2709-9176
Site: inea.rj.gov.br/Portal/Agendas/BIODIVE RSIDADEEAREASPROTEGIDAS/Unidades deConservacao/INEA_008600#
Aberto diariamente das 8h às 17h
Entrada gratuita

Skate Park
Av. Quintino Bocaiuva s/nº, Praia de São Francisco (saída do túnel)
Aberto em horário integral
Entrada gratuita
 
PRAIAS
Praia de Itacoatiara
Possui 700m de extensão em meio a uma vegetação exuberante, de águas transparentes e azuladas. No recanto direito, fica a prainha, paraíso para as crianças protegido das ondas.
Praia de Piratininga
Com aproximadamente 2.700m de extensão, é dividida em duas praias: o trecho maior, chamado praião, com quiosques especializados em frutos do mar, e a prainha, na extremidade norte, com a famosa Pedra da Baleia.
Praia do Sossego
Localizada entre Piratininga e Camboinhas, é escondida entre duas elevações rochosas: Ponta dos Morros e Ponta Pé de Boi, esta última frequentada por lanchas e iates por seu difícil acesso por terra. Por seu valor
ecológico e paisagístico, a Prefeitura tombou 80 mil metros quadrados da área em 1991.
Praia de Camboinhas
Com 2.600m, é uma extensão da própria Praia de Itaipu. Sua orla é repleta de quiosques especializados em frutos do mar e petiscos. Não há linhas de ônibus circulando dentro do bairro.
Praia de Itaipu
Localizada no final da estrada de mesmo nome, é uma das áreas mais antigas da cidade, com colônia de pescadores, uma igreja do início do século XVIII e o Museu de Arqueologia (antigo convento) contrastando com modernas casas e condomínios. O canal de ligação da laguna com o oceano é o limite natural entre a praia de Itaipu e a de Camboinhas.
Praia do Gragoatá
Pequena praia ao lado do forte homônimo, possui 80m de extensão.
Praia da Boa Viagem
Com extensão aproximada de 450m, dela avista-se à direita a passarela de cimento que dá acesso à ilha de mesmo nome e à esquerda o Museu de Arte Contemporânea (MAC).
Praia das Flexas
Possui 400m de extensão e está localizada entre as praias da Boa Viagem e a de Icaraí. Dela, podem-se ver as duas pedras históricas: Pedra do Índio (semelhante à cabeça de um índio com cocar) e a Pedra de Itapuca (do tupi, "pedra furada") que inspira poetas e pintores.
Praia de São Francisco
Com 750m de extensão, Localiza-se numa área residencial e conta com calçadão em toda a orla usado para passeios, jogging e ciclismo, além da prática de esportes à vela. É margeada por bares e restaurantes, pontos da maior badalação noturna da cidade.
Praia de Charitas
Localizada em bairro residencial, está pontilhada de bares, restaurantes, casas noturnas e quiosques no calçadão. Com 1.000m de extensão, é local de pouso de praticantes de voo livre.
Praia de Jurujuba
Suas águas são escuras e calmas. Possui 300m de extensão, margeada por estreita calçada com ipês e amendoeiras, abrigando ainda uma colônia de pescadores. Sua enseada é cenário da Festa de São Pedro dos Pescadores, realizada anualmente em 29 de Junho. Na orla, há vários restaurantes típicos de frutos do mar e bares. O bairro mantém aspecto bastante rústico.
Praia de Icaraí
Localizada no interior da Baía de Guanabara, com 1.200m de extensão, mantém espaço para diversos esportes e um calçadão que permite jogging e caminhadas. Também é palco dos maiores eventos promovidos na cidade. Dela, avista-se a Pedra do Índio, a Pedra de Itapuca, o MAC e parte da cidade do Rio de Janeiro, destacando-se o Corcovado e o Pão de Açúcar.
Praias de Adão e Eva
Duas praias gêmeas, a primeira com 250m e a segunda com 150m. Localizam-se bem próximas da entrada da Baía de Guanabara e dão acesso à Fortaleza de Santa de Cruz.
Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia

Comentários