O HPV é um vírus que infecta a pele e as mucosas, causando lesões e dor em várias partes delicadas do corpo - Divulgação / OMS
O HPV é um vírus que infecta a pele e as mucosas, causando lesões e dor em várias partes delicadas do corpoDivulgação / OMS
Por Irma Lasmar
Niterói - A Associação Médica Fluminense (AMF) promove um dia inteiro de vacinação contra o HPV (Papilomavírus Humano) neste sábado, das 9h às 17h, em sua sede em Icaraí. A imunização é focada em meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos. Na ocasião também haverá vacina contra sarampo para o público de 6 meses a 59 anos de idade.
O serviço será oferecido através do Sistema Único de Saúde (SUS) e, portanto, gratuito. A iniciativa foi do associado Mauro Romero, coordenador do Departamento de DST/AIDS da Universidade Federal Fluminense (UFF). Crianças e pré-adolescentes deverão estar munidos da caderneta de vacinação e acompanhados dos pais ou responsáveis legais. 
Publicidade
Professores e alunos do Setor de DST da UFF e profissionais das sociedades médicas apoiadoras e da Secretaria de Saúde municipal estarão presentes tirando dúvidas e exibindo vídeos explicativos sobre o HPV. Haverá também a participação do grupo Ciências Sob Tendas, do Instituto de Biologia da UFF, com brincadeiras e divertimentos para o público jovem com experimentos científicos e realidade virtual, entre outros atrativos.
A vacina contra o HPV previne contra as doenças causadas pelo vírus, como  verrugas genitais e bucais e/ou lesões malignas de colo do útero, vagina, vulva, pênis, ânus, boca e laringe. Também devem ser imunizados homens e mulheres entre 9 e 26 anos que sejam soropositivos, transplantados ou doentes de câncer. A AMF fica na Avenida Roberto Silveira nº 123.