Com 36 casos, Niterói comprará material de testagem rápida por conta própria
Secretário municipal de Saúde diz que Prefeitura tem recebido do Ministério da Saúde um número insuficiente de testes
Prefeito lembra que a cidade tem a maior maior proporção de idosos, o que apresentaria 40% a mais de probabilidade de óbitoReprodução / Facebook
Por Irma Lasmar
Niterói - Até a noite desta sexta-feira, a cidade tem 36 casos confirmados da Covid-19, onde 20 pessoas seguem em isolamento domiciliar, oito estão internadas em hospitais particulares (sendo cinco dessas em Unidade de Terapia Intensiva), sete pessoas curadas e um óbito.
"Nas próximas semanas, seremos o primeiro município do Brasil a abrir um hospital exclusivo para atendimento a vítimas do coronavírus na Região Oceânica, com novos leitos com respiradores”, anunciou o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves.
Publicidade
Rodrigo Oliveira, secretário municipal de Saúde, ressaltou que a cidade comprará, por conta própria, testes rápidos para atendimento maciço à população, inclusive pessoas com sintomas leves, e, assim, melhor monitorar os casos da Covid-19.
“Não vamos esperar o Ministério da Saúde. Até hoje, só recebemos uma quantidade de testes que nos permita fazer nas pessoas com sintomas mais graves”, disse Oliveira.
Publicidade
De acordo com o prefeito, o município tem características socioeconômicas e territoriais que tornam fácil e rápida a propagação do coronavírus.
“Niterói tem uma grande parcela de sua população em classes média, média alta e alta e com viagens ao exterior, principalmente em meses de férias como dezembro, janeiro e fevereiro e isso propiciou que o vírus chegasse até aqui. Mas também temos uma população muito receptiva e informada que tem respeitado as indicações das organizações de saúde e sanitária e estão mantendo a quarentena, o que nos permite um avanço mais lento da doença. Se não tivéssemos adotado a quarentena, mesmo nos casos leve, já teríamos uma propagação muito rápida. Niterói ainda não teve nenhuma transmissão comunitária”, analisou Neves.
Publicidade
O prefeito lembra que a cidade tem a maior maior proporção de idosos, o que apresentaria 40% a mais de probabilidade de óbito. Atualmente, são sete na faixa de 60 a 69 anos e quatro de 70 a 79 com Covid-19 entre os casos confirmados de Niterói.