Objetivo é atender demanda e desafogar o número 153 do CISP, já atendeu 976 chamados entre 19 e 27/03 - Divulgação / Luciana Carneiro
Objetivo é atender demanda e desafogar o número 153 do CISP, já atendeu 976 chamados entre 19 e 27/03Divulgação / Luciana Carneiro
Por O Dia
Niterói - O Disque-Denúncia se tornou uma importante ferramenta de ajuda também na guerra contra o novo coronavírus. Desde o primeiro registro, no dia 16 deste mês, já foram cadastradas 159 denúncias relacionadas ao Covid-19 no município. O convênio faz parte do Pacto Niterói Contra a Violência. As reclamações mais recorrentes são sobre o descumprimento do isolamento orientado pelas autoridades de saúde e sobre preços abusivos de produtos como álcool em gel e máscaras, além da produção falsificada e venda clandestina do produto. Há também relatos que vão desde empresas que obrigam os funcionários a trabalharem com exposição ao risco de contaminação até denúncias sobre grupos que estariam se organizando para saquear supermercados. O pico ocorreu entre os dias 20 e 29 de março, período em que foram registradas 112 denúncias relacionadas ao coronavírus em Niterói - ou seja, uma a cada duas horas.
O canal é uma alternativa para desafogar o número 153 de Niterói, que atende no Centro Integrado de Segurança Pública (CISP) e já atendeu 976 chamados em geral entre os dias 19 e 27 de março. As ligações, em sua maioria, são relacionadas ao descumprimento dos decretos e das ações implementadas para conter o avanço do coronavírus no município. O bairro com o maior número de atendimentos até o momento é o Centro, com 172 chamados, seguido de Icaraí, com 123, Fonseca, com 73, e Itaipu, com 68.
Publicidade
“Desde que fizemos o convênio através do Pacto Niterói Contra a Violência, o Disque-Denúncia tem sido muito importante para ajudar na questão de segurança. E agora se mostrou um parceiro com o recebimento de denúncias que nos ajudam a elaborar ações nas ruas com guardas municipais, agentes da Secretaria de Ordem Pública e fiscais de posturas. Além disso, contribuiu para não ocorrer sobrecarga no número 153. Toda a ajuda é muito bem-vinda neste momento. A cada dia as pessoas vão se conscientizando mais. Mesmo assim não vamos relaxar nessa missão”, afirmou Paulo Henrique de Moraes, secretário municipal de Ordem Pública.
A parceria entre a Prefeitura de Niterói e o Disque-Denúncia permitiu a instalação de uma estação de trabalho para receber exclusivamente denúncias de Niterói na sede da instituição, além de uma maior divulgação sobre o serviço, que recebe informações anônimas sobre ações criminosas através do telefone 2253-1177 e do aplicativo “Disque Denúncia RJ”. Na área da segurança pública, as denúncias recebidas são passadas para as forças de segurança do estado.
Publicidade
“A participação da população, por meio das denúncias, deixa muito claro o apoio às autoridades no combate ao Covid-19 e a confiança no serviço que já existe há quase 25 anos. Podemos muito pouco sem estas importantes informações", comenta Zeca Borges, coordenador do Disque-Denúncia, que em todo o estado do Rio de Janeiro registrou até agora 2994 denúncias sobre o coronavírus.
O Pacto Niterói Contra a Violência é um Plano Municipal de Segurança Pública que prevê investimento de R$ 304 milhões nos próximos dois anos em 18 projetos nos eixos de prevenção, policiamento e Justiça, convivência e engajamento dos cidadãos e ação territorial integrada das forças de segurança com órgãos municipais, com o objetivo de reduzir os índices de criminalidade.