Unidade com 200 leitos atenderá a demanda gonçalense e evitará migração de doentes e superlotação de hospitais de cidades vizinhas - Divulgação / Berg Silva
Unidade com 200 leitos atenderá a demanda gonçalense e evitará migração de doentes e superlotação de hospitais de cidades vizinhasDivulgação / Berg Silva
Por Irma Lasmar
Niterói doou R$ 45 milhões para a implantação de um hospital de campanha com 200 leitos para tratamento de Covid-19 em São Gonçalo. O prefeito Rodrigo Neves assinou o aporte nesta sexta-feira no Palácio Guanabara, junto com o governador Wilson Witzel e o prefeito de Maricá, Fabiano Horta. Maricá repassou outros R$ 45 milhões para o Governo do Estado do Rio de Janeiro, que será responsável por implantar a unidade no município. A solenidade também contou com a presença do prefeito de São Gonçalo, José Luiz Nanci, do secretário estadual de Saúde, Edmar Santos, do secretário de Saúde de Niterói, Rodrigo Oliveira, entre outros.

“Essa é a crise mais dramática de saúde pública da nossa geração. O Rio de Janeiro, em especial, vai sofrer porque tem um histórico de décadas de ocupação desordenada do solo. E, sem dúvidas, isso vai produzir consequências quando o Covid-19 chegar nesses aglomerados humanos”, analisou Rodrigo Neves. “Esse gesto de nossas cidades é incomum, de cooperação, de colaboração federativa. O repasse dos recursos para a construção de um hospital de campanha em São Gonçalo, que é o segundo município mais populoso do estado fluminense, é uma medida humanitária em primeiro lugar, mas também uma ação estratégica porque, se a cidade de São Gonçalo não estiver estruturada para dar conta do desafio que é atender centenas ou milhares de doentes que vão bater às portas dos hospitais municipais, as redes de saúde de Niterói e de Maricá certamente serão afetadas. Essa é uma medida de inteligência”.

Rodrigo Neves também agradeceu o apoio dos vereadores de Niterói, que aprovaram o projeto de lei, e elogiou a atuação do governador Wilson Witzel, da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) e da Prefeitura de Maricá.

Já o governador Wilson Witzel destacou que Niterói e Maricá são dois exemplos de municípios que receberam royalties do petróleo e têm gestões fazendo bom uso desse dinheiro a ponto de poderem agora estar ajudando outro município do Estado.

“Eu parabenizo os prefeitos Rodrigo Neves e Fabiano Horta pelas gestões eficientes e pela solidariedade que agora demonstram com o município de São Gonçalo”, elogiou o governador. “Esse é o nosso objetivo agora: que o maior número possível de pessoas consigam ser salvas. Que essa união para ajudar São Gonçalo sirva de exemplo para todo o Brasil, para aqueles que estão lutando contra essa doença”.

O prefeito de Maricá elogiou "Rodrigo Neves e a iniciativa conjunta de enxergar a necessidade, transcender todos os limites e construir alternativas nesta crise sem precedentes”.

O prefeito de São Gonçalo, que é médico se disse emocionado com o auxílio dos municípios vizinhos: “Essa ajuda reforça nossa luta pela vida. Agora é o momento de brigar por cada um dos 1,2 milhões de gonçalenses”, exaltou José Luiz Nanci.

Para o secretário estadual de Saúde, Edmar Santos, a medida vai impactar todo o estado.
“Temos um projeto para a implantação de sete hospitais de campanha, mas esse apoio de Niterói e Maricá vai custear o hospital de São Gonçalo, liberando os recursos do estado para apoiar outras regiões. Então, o apoio de vocês transcende São Gonçalo, transcende a Região Metropolitana II”, informou. “Parabéns a ambas as prefeituras pelo ato solidário sem partidarismos ou ideologias. A única política que interessa aqui no momento é a política de saúde”.

Os secretários estaduais André Moura (Casa Civil e Governança) e Cleiton Rodrigues (Governo e Relações Institucionais) e o presidente da Assembleia Legislativa, André Ceciliano, também participaram do ato de assinatura do termo de cooperação entre os municípios e o Governo do Estado do Rio.