Desde 30/03, já foram distribuídos mais de 15 mil kits dos 80 mil que serão entregues às comunidades até o dia 10/04 - Moradora Marta da Silva Basílio / Foto de Douglas Macedo
Desde 30/03, já foram distribuídos mais de 15 mil kits dos 80 mil que serão entregues às comunidades até o dia 10/04Moradora Marta da Silva Basílio / Foto de Douglas Macedo
Por Irma Lasmar
Niterói - Moradores do Morro do Estado, do Arroz e da Chácara, todos na região central de Niterói, receberam nesta sexta-feira os kits de higiene e limpeza distribuídos pela Prefeitura. Neste sábado, a distribuição será realizada na Engenhoca, na Zona Norte. O prefeito Rodrigo Neves, que esteve no Morro do Estado acompanhando a entrega, reforçou que a distribuição dos kits é feita pelos profissionais do Programa Médico de Família, porta a porta, de maneira planejada e, portanto, não há necessidade de as pessoas saírem de casa para irem buscar os produtos.

“Iniciamos a distribuição dos kits de higiene na última segunda-feira, dia 30 de março, no Caramujo. Já foram distribuídos mais de 15 mil kits dos 80 mil que vamos entregar às famílias até o dia 10 de abril nas comunidades de Niterói. Portanto, reforço o pedido para que todos não saiam de casa, que mantenham o isolamento social”, enfatizou o chefe do Executivo niteroiense. A ação vai beneficiar, ao todo, 220 mil habitantes e ajudar a impedir a disseminação do vírus.
Junto ao kit (composto por álcool em gel, sabonete, sabão em pó, detergente, cloro e água sanitária) as famílias recebem também um folheto explicativo com orientações de como realizar a limpeza da casa de forma correta neste momento.

O trabalho de distribuição no Morro do Estado contou com a participação de cerca de 20 voluntários, todos moradores da comunidade, que reforçaram a força-tarefa dos profissionais das unidades de saúde.
Publicidade
Gabriela Ferreira Nunes, de 21 anos, é uma das integrantes do time de voluntários. Moradora do Morro do Estado desde que nasceu, ela contou que não teve dúvidas em aceitar o convite para participar da ação: “É um momento em que todos nós precisamos ajudar uns aos outros de alguma forma. O isolamento social é difícil, mas necessário. Aqui temos muitos idosos que estão precisando dessa ajuda. Então, decidi que ia contribuir, que ia fazer a minha parte. Estou muito feliz em poder fazer um pouquinho pelas pessoas que moram aqui”, disse ela.
Marta da Silva Basílio, 63 anos, foi uma das primeiras moradoras da comunidade a receber o kit. Cumprindo à risca a quarentena, a aposentada agradeceu pelo material entregue em sua residência: “Esse kit veio na hora certa. Já estava com pouco material de limpeza, sem álcool em gel, por exemplo. A cartilha que vem junto explicando como deve usar os produtos também é muito importante. O melhor é que nem precisei de sair de casa, porque estou evitando ir para a rua. Em casa, consigo proteger a mim e a minha família’’, enfatizou.

Moradora da mesma comunidade, Graciely Vieira, 22 anos, estava no portão à espera do kit e ressaltou que os produtos chegaram em boa hora para a comunidade: “Tenho visto pessoas indo às ruas para pedir produtos de higiene e limpeza, já que não têm condições de comprar. Hoje, com certeza, vão ficar muito felizes e aliviados com a chegada dos kits’’, pontuou a jovem.

Paulo Roberto da Silva, 56 anos, também elogiou as iniciativas que a Prefeitura vem adotando junto às comunidades no combate ao coronavírus: “Fiquei muito satisfeito com a sanitização que foi feita nas nossas ruas e, agora, a chegada desses produtos de limpeza. Essas ações têm ajudado bastante a gente que realmente precisa desse suporte para enfrentar esse momento’’, manifestou ele.