A operação dos 28 pontos de bloqueio envolverá 200 agentes da NitTrans e da Guarda Municipal - Divulgação / Berg Silva
A operação dos 28 pontos de bloqueio envolverá 200 agentes da NitTrans e da Guarda MunicipalDivulgação / Berg Silva
Por Irma Lasmar
Niterói - A Prefeitura inicia neste sábado o plano para reduzir ainda mais a circulação de pessoas na cidade. Até 18 de abril, será proibida a entrada de táxis de municípios vizinhos e será reduzido a 30% o número de ônibus intermunicipais no Terminal Municipal João Goulart. Para que a determinação seja cumprida, serão montados bloqueios em 28 pontos de acesso a Niterói - em sete deles, haverá controle por agentes de trânsito e das forças de segurança pública. Os caminhões de transportes de carga não sofrerão restrições para fazer entregas.
“O trânsito será totalmente bloqueado em 21 ruas e estradas que se conectam com Maricá e São Gonçalo. Táxis de outras cidades serão orientados a voltar daquele ponto, pois não poderão mais entrar em Niterói a partir do sábado”, explica o secretário municipal de Urbanismo e Mobilidade, Renato Barandier.

De acordo com o prefeito Rodrigo Neves, a medida é essencial para manter o isolamento social.

“Serão duas semanas críticas de propagação do coronavírus. Precisamos diminuir a entrada de pessoas, já que Niterói é a segunda cidade do Brasil com maior circulação diária, atraindo aproximadamente 250 mil pessoas que não residem aqui”, ressalta. “Com esta primeira etapa do plano, vamos verificar a curva de expansão do coronavírus em Niterói e nas cidades vizinhas para eventualmente adotar outras medidas”.
Publicidade
Na Região Oceânica, a passagem de veículos com checagem será na Avenida Central. A Estrada de Itaipuaçu estará fechada. Pendotiba terá  sete pontos de bloqueio, seis deles permanentes. A passagem de veículos só será possível através da Estrada Caetano Monteiro. Na RJ-104, o ponto de checagem ficará junto ao trevo de Santa Bárbara.

A Zona Norte terá 12 pontos de bloqueio, dois com passagem controlada e 10 com fechamento total. A passagem de veículos nessa região só será permitida no viaduto do Barreto e Rua Dr. March. As ruas Dr. Câmara Coutinho, João Batista, Sá Pinto e Loureiro Cintra estarão bloqueadas. Os dois acessos à Venda da Cruz, as ruas da Cruz, Capitão Geraldo de Oliveira, Cel. Amarantes e Major Goudin estarão fechadas.

Na área do Centro, haverá seis pontos de bloqueio, sendo dois com checagem de guardas municipais e quatro com bloqueio total. Nessa região haverá um ponto de checagem na Avenida Feliciano Sodré, junto à Praça Renascença, e na alça de descida da Ponte Rio-Niterói para a Alameda São Boaventura. Não será possível acessar a Avenida Jansen de Melo para quem vem da Ponte, pois a rampa de descida também estará bloqueada.
Para evitar que moradores da Ilha da Conceição tenham que passar pelos pontos de bloqueio, a Rua Benjamin Constant passará a funcionar em mão dupla entre o viaduto de Santana e o Ponto Cem Réis, enquanto a pista da Av. Feliciano Sodré será invertida no sentido Alameda São Boaventura também no Ponto Cem Réis. Os ônibus com destino à Alameda seguirão pelas ruas Marechal Deodoro e São Sebastião. Os ônibus com destino à Avenida do Contorno seguirão pela Marechal Deodoro e Jansen de Melo.

Todos os pontos de bloqueio estarão sinalizados. Nos locais de fechamento total serão usados blocos de concreto para impedir a passagem de veículos. A operação dos pontos de bloqueio vai envolver um efetivo de 200 agentes da Nittrans e da Guarda Municipal.