Prefeito agradeceu respiradores doados pelo Governo do Estado, mas ainda aguarda ajuda do Governo Federal - Divulgação / Berg Silva
Prefeito agradeceu respiradores doados pelo Governo do Estado, mas ainda aguarda ajuda do Governo FederalDivulgação / Berg Silva
Por Irma Lasmar
Niterói - A Prefeitura confirmou a morte de mais dois moradores da cidade pelo novo coronavírus: um homem de 89 anos do Fonseca que estava em uma instituição de longa permanência no Rio de Janeiro e uma mulher de 73 anos, moradora de Icaraí, com histórico de hipertensão. No total, a cidade possui 117 casos de Covid-19, dos quais cinco óbitos, 27 pacientes hospitalizados (15 em UTI), 40 em isolamento domiciliar acompanhados pela Fundação Municipal de Saúde e 45 pessoas recuperadas da doença.

O prefeito Rodrigo Neves relatou a dificuldade de adquirir insumos e equipamentos, em especial respiradores, para as unidades de saúde. Nesta sexta será inaugurado o Hospital Oceânico, em um prédio arrendado e adaptado pela Prefeitura em 20 dias, para ser o primeiro do país especializado no tratamento do coronavírus.
“Não recebemos equipamentos nem recursos do Governo Federal. Esses investimentos estão sendo feitos com recursos municipais. Os aparelhos foram encomendados na China, a maior produtora do mundo, mas são retidos nos aeroportos da Europa e Estados Unidos e não estão chegando no Brasil”, desabafou o prefeito, que agradeceu a parceria do Governo do Estado na doação de 15 respiradores para o Hospital Oceânico.

Rodrigo Neves lembra que Niterói viveu duas grandes tragédias e não quer que essa seja mais uma: “O incêndio do Gran Circo Norte Americano em 1961 vitimou fatalmente 503 pessoas e o deslizamento do Morro do Bumba matou outras 267 em 2010 . Não vamos permitir que isso se repita. Atrás de cada número, tem um nome, uma vida e uma família. Faça sua parte, fique em casa”.