Pacientes graves virão transferidos dos hospitais municipais Carlos Tortelly e Mário Monteiro e das policlínicas da Engenhoca e do Largo da Batalha - Divulgação / Prefeitura de Niterói
Pacientes graves virão transferidos dos hospitais municipais Carlos Tortelly e Mário Monteiro e das policlínicas da Engenhoca e do Largo da BatalhaDivulgação / Prefeitura de Niterói
Por Irma Lasmar
Niterói - A Prefeitura inaugurou nesta sexta-feira, após vinte dias de obras, o Hospital Oceânico, em Piratininga, o primeiro de referência no estado do Rio de Janeiro para o atendimento a casos graves de coronavírus. Já estão disponíveis 40 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) equipados com respiradores doados pelo Governo do Estado. Segundo o prefeito Rodrigo Neves, a expansão das vagas deverá acontecer de forma gradativa, conforme a evolução do número de casos na cidade, podendo chegar a 140 vagas.
Atualmente, a cidade contabiliza um total de 128 casos de Covid-19 confirmados. Destes, 51 pacientes já estão recuperados, 44 se tratam em isolamento domiciliar - acompanhados pela Fundação Municipal de Saúde - 27 estão hospitalizados (sendo 15 em UTI). A cidade registra cinco mortes: quatro pessoas acima de 60 anos e uma de 39 anos.

"Já temos equipes qualificadas e protocolos de saúde devidamente regulamentados, prontos para salvar a vida de muitos niteroienses. Preciso ressaltar que esse hospital não é de emergência aberta. Se você está sentindo sintomas leves como tosse, fique em casa. Caso sinta algo mais O Dia forte, como falta de ar, procure uma das quatro unidades referenciadas: os hospitais municipais Carlos Tortelly e Mário Monteiro e as policlínicas da Engenhoca e do Largo da Batalha. Apenas os casos mais graves serão encaminhados dessas unidades para o novo hospital", explicou o prefeito. 
Publicidade
A inauguração contou com a participação do governador Wilson Witzel e do secretário estadual de Saúde, Edmar Santos, por teleconferência.

“O mais importante é preservar vidas e o mundo todo está tomando essas providências e se preparando para poder atender as pessoas que mais vão precisar. O momento é difícil, por isso vamos ter que manter essas restrições por mais uns 60 dias, com um protocolo para circulação de pessoas. Temos um número expressivo de pessoas se recuperando, em torno de 25% dos internados, e isso mostra que precisamos manter os hospitais funcionando para receber esses doentes e nossa corrida pela vida precisa continuar. Precisamos agir com rigor nesse momento. O direito à vida é o mais importante agora. Sempre repito, nós conseguimos recuperar empresas, mas pessoas não ressuscitam. Precisamos fazer nosso papel como cidadãos e como governantes que somos, desde que assumimos esse papel, que é cuidar das pessoas”, declarou o governador.
Construído pela iniciativa privada e fechado há dois anos, Hospital Oceânico foi arrendado pela Prefeitura como mais uma das medidas para garantir o auxílio médico à população da cidade durante a pandemia do novo coronavírus. Houve a adequação das instalações e a compra e implantação de equipamentos para a unidade entrar em operação. Além disso, o Hospital Carlos Tortelly também foi ampliado e atualmente conta com um novo Centro de Tratamento Intensivo (CTI) com 14 leitos exclusivos para casos de Covid-19, todos com respiradores, além de uma enfermaria destinada apenas para pacientes com a doença.

“Em respeito aos profissionais de Saúde que estão na frente de batalha, permaneçam vocês todos em casa. Não é hora de ir à praia, dar uma voltinha no calçadão, corrida ao ar livre, pois isso representa um risco para a comunidade inteira”, reforçou o secretário estadual de Saúde.