Chefe do Executivo niteroiense foi ouvido por mais de 120 mil pessoas no domingo de Páscoa - Divulgação / Prefeitura de Niterói
Chefe do Executivo niteroiense foi ouvido por mais de 120 mil pessoas no domingo de PáscoaDivulgação / Prefeitura de Niterói
Por Irma Lasmar
Niterói - O prefeito Rodrigo Neves voltou a usar o sistema de sirenes da Defesa Civil, instalado em 30 pontos espalhados pela cidade, para se comunicar diretamente com a população. No domingo de Páscoa, ele chegou à sede da Defesa Civil pouco depois do meio-dia e reforçou pelos alto-falantes, ao lado do secretário municipal de Defesa Civil, coronel Wallace Medeiros, a importância do isolamento social nessa fase crítica de combate ao coronavírus. O prefeito foi ouvido por mais de 120 mil pessoas.

"Fique em casa. A suspensão das aulas de nossas crianças até o dia 30 de abril não são férias. Só saia às ruas em caso de extrema necessidade e utilizando máscaras de proteção. No momento, a única estratégia para vencer o coronavírus é o isolamento social", disse Rodrigo Neves, através do sistema de som. 

Rodrigo Neves lembrou que o Covid-19 em poucas semanas já matou mais brasileiros do que a dengue, o H1N1 e o sarampo e alertou a população que nos últimos dias a doença entrou na etapa classificada pelos profissionais de saúde e o Ministério da Saúde como a propagação descontrolada do vírus. Por isso, os números de infectados e de óbitos tenderiam a aumentar nos próximos dias. 
"Em Niterói nos últimos 21 dias, desde a confirmação do primeiro caso na cidade, implantamos várias medidas, com planejamento, muita dedicação e amor à vida, disse o prefeito. "Entregamos rapidamente 32 mil cestas básicas para famílias mais pobres; fomos a primeira cidade do país a realizar a limpeza de comunidades com quaternário de amônio, um produto que combate o coronavírus em superfícies e áreas externas evitando a sua propagação rápida; contratamos 1.200 profissionais de saúde e inauguramos o primeiro hospital público do Brasil voltado exclusivamente para pacientes graves com coronavírus; e entregamos mais de 60 mil kits de limpeza nas comunidades e vamos chegar a 80 mil nos próximos dias".