O 'Tatu Canta Cá' faz live com musicalização infantil, no sábado  - Divulgação / Mariyusim
O 'Tatu Canta Cá' faz live com musicalização infantil, no sábado Divulgação / Mariyusim
Por O Dia
Niterói - A Biblioteca Parque preparou uma série de atividades virtuais, que podem ser conferidas no Facebook e no Instagram da unidade, para entreter o público de todas as idades nesta quarentena. Trata-se do “Conecta BPN”. Na programação, oficina de artesanato, contação de histórias, musicalização com Tatu Canta Cá, oficinas de teatro, dança e desenhos, entre outras atrações. Sempre nos horários de terça a sexta, às 15h, e sábados às 11h.
A ideia das programações on-line surgiu devido à situação atual de pandemia do coronavírus, onde o isolamento social é necessário para evitar o contágio e a disseminação da doença. A Secretaria Municipal das Culturas e a Fundação de Arte de Niterói oferecem, ainda, o "Arte na Rede", com apresentações artísticas diárias e de livre acesso ao público por meio das redes sociais Cultura Niterói (Face, Insta e YouTube). O objetivo, além de divertir o público, é contribuir com a economia cultural e com a divulgação artística. Confira a seguir toda a programação.
Publicidade
16/04 - Conecta Oficina - Oficina de Teatro - O objetivo principal é possibilitar aos participantes a criação de um espaço para reflexão e diálogo sobre questões humanas a partir de técnicas teatrais.
17/04 - Conecta Biblioteca Infantil - Pixinguinha para a família - Homenagem ao Mestre - A receita é única e revela uma mistura que deu certo: a harmonia do violão 7 cordas, a elegância do cavaquinho, a graciosidade da flauta e a precisão da percussão fazem soar ritmos diversos, como chorinho, o samba, o baião, o maxixe e o xaxado. Música e conversa boa para crianças e adultos com o grupo Choro Malandro.
Publicidade
18/04 - Live com o Tatu Canta Cá - Pra matar saudade dos sábados na Biblioteca Infantil, uma "live" com o Tatu! - A oficina de música brincante trabalha com a essência de musicalização infantil, por meio do corpo e de brincadeiras musicais. O grupo apresenta musicas populares e folclóricas, que desenvolvem a linguagem, o ritmo e o senso melódico e harmônico.
21/04 - Conecta Leitor - Curiosidades dos usuários - Abertura de espaço para os usuários tirarem dúvidas que ainda persistam e que não tenhamos contemplado no nosso FAQ.
Publicidade
22/04 - Conecta Leitor - Assistindo Livros - Indicações de adaptações audiovisuais de livros que fazem parte do acervo da BPN. Os filmes e séries estão disponíveis em plataformas como Netflix, Amazon Prime e Globo Play.
23/04 - Conecta Oficinas - Oficina de Dança para adultos - A atividade contempla o bem estar do corpo, por meio dos movimentos da dança e da beleza da música, criando um espaço de convivência afetiva. Nesta aula, Elvira Madrigal ensina um pouco da história e da dança do Maxixe.
Publicidade
24/04 - Conecta Biblioteca Infantil - Oficina de Desenho com Sandra Ronca - De forma divertida e bem humorada, a ilustradora Sandra Ronca convida os pequenos leitores e desenhistas da BPN para um tempo de contemplação e criação de personagens.
25/4 - Conecta Família - Contação de História com Tuini Bitencourt - História: "A grande árvore" (livre adaptação do Conto Africano O baobá e as Abelhas). Sinopse: no coração da terra azul, uma grande árvore triste e cansada pede ajuda ao Sol para que os Seres da Liberdade voltem a cuidar dela. As abelhas do Sol são, então, enviadas para restaurar a grande árvore.
Publicidade
28/4 - Conecta Leitor - Quiz com perguntas a respeito de determinado livro ou autor, bem como das regras da biblioteca, com o objetivo de engajar mais o usuário e o possível usuário da BPN, testando seus conhecimentos.
29/04 - Conecta Leitor - Curiosidades dos Usuários BPN - Espaço para os usuários perguntarem dúvidas que ainda persistam e que não tenhamos contemplado no nosso FAQ.
Publicidade
30/04 - Conecta Oficina - Português para refugiados e pessoas em situação de rua - Curso básico de língua portuguesa para os que pretendem melhorar as habilidades da escrita e da fala, voltado a toda a população, prioritariamente à população em situação de vulnerabilidade social, tais como população em situação de rua, refugiados e imigrantes. Com a professora Marielle Barros (UFF).
01/05 - Conecta Biblioteca Infantil - Oficina de Origami - O Grupo Origami Niterói conecta sua Oficina à programação virtual da Biblioteca Infantil. Serão ensinadas as formas mais simples e divertidas de dobrar o papel, confeccionando peças de acordo com as principais dobras tradicionais e modernas do origami.
Publicidade
2/05 - Conecta Família - Contação de História com Ilana Pogrebinschi - A educadora narra histórias curiosas sobre reis e princesas. São contos tradicionais, que trazem a sabedoria antiga para os tempos modernos. Os ouvintes são convidados a participar e canções serão tocadas ao violão que dialoga com a narrativa num tom delicado e harmonioso.