O coral do Programa Aprendiz é um dos destaques deste mês - Divulgação / FAN
O coral do Programa Aprendiz é um dos destaques deste mêsDivulgação / FAN
Por O Dia
Niterói - Neste período de isolamento social devido à pandemia do novo coronavírus, o Teatro Popular Oscar Niemeyer preparou uma agenda virtual recheada de espetáculos, artistas e grupos que já passaram por aquele palco. Os projetos "Quarentena Teatral", "Clássicos no Popular" e "Festival Black in" integram a programação.
QUARENTENA TEATRAL

"A fogueira"
Data: 23 de abril, quinta-feira
Horário: 18h

Um monólogo que traz a história de Teodora, uma mulher plebeia vivida no final do século XVII, que por ter comportamentos estranhos e opiniões divergentes à sua época era acusada de bruxaria, durante o período de Caça às bruxas Teodora se esconde em um casebre, mas lá ao se ver sozinha e reflexiva sobre tudo Teodora passa por uma grande guerra interna, cansada de lutar sozinha e acreditando ser mesmo uma aberração maligna, ela então começa a buscar por ajuda celestial para se libertar, mas o que Teodora não sabia é que era o Povo que precisava de libertação e ela era uma das peças essenciais para isso.
Publicidade
CLÁSSICOS NO 'POPULAR'

"Projeto Aprendiz"
Data: 22 de abril, quarta-feira
Horário: 18h

O Projeto Aprendiz é um programa pioneiro de educação musical nas escolas, criado e desenvolvido em Niterói. Na Série Clássicos no Popular, será apresentado um documentário, lançado em 2017, que narra os 10 anos da orquestra, com entrevistas, bastidores, histórias de alunos do programa e muita música. Canções de nomes como Gonzaguinha e Alberto Nepomuceno eternizadas pelos instrumentos dos mais de 50 músicos da orquestra, além da peça "Rapsódia Niteroiense", composta especialmente para o filme pelo ex-aluno do projeto e pianista Eduardo Louro.


FESTIVAL BLACK IN

Promovendo a diversidade cultural através da integração entre música, poesia e arte de rua, Black In tem como proposta unificar coletivos e produtores culturais da cidade num mesmo espaço para difusão da cultura de periferia. Serão realizados diversos vídeos com apresentações individuais de artistas, no formato “pocket show”.

Apresentações:

MC Joca
Data: 26 de abril, domingo
Horário: 19h

Recentemente Joca lançou seu mais recente trabalho intitulado "A Salvação é Pelo Risco: O Show do Joca". O álbum tem uma leveza que se equilibra muito bem com o peso das letras. Joca se vê como uma junção de fragmentos em looping numa reprogramação constante e essa visão está perfeitamente impressa em suas músicas.

Gaboardi
Data: 28 de abril, terça-feira
Horário: 19h

Nascido em Niterói, criado em São Gonçalo, crescido nas aulas de teatro e na escola da vida, Gaboardi circula no cenário da música algum tempo. Já teve músicas gravadas pelo Brasil, por vários artistas, inclusive Dennis Dj e a cantora Ludmilla interpretando a música "Morrer de Viver", gravada em 2014.

Moça Prosa
Data: 30 de abril, quinta-feira
Horário: 19h

Originado das rodas de samba da Pedra do Sal, o grupo Moça Prosa é um movimento de samba feminino que se estabeleceu na histórica região da Praça Mauá, no Rio de Janeiro, em 2012.

DEMAIS AÇÕES

Segundas e quartas de abril, às 10h
Tour on-line pelo Teatro Popular Oscar Niemeyer

Por meio de fotos e textos informativos levaremos o nosso público para uma tour on-line pela arquitetura e detalhes do Teatro Popular. Começaremos pelo "macro", falando do Popular dentro do Caminho Niemeyer e o seu formato de onda, até chegar aos mais belos detalhes, como a nossa rampa caracol e os painéis.

Quintas de abril, às 10h
#TBT - Instagram e Facebook

Sucesso nas redes sociais, o TBT, além de lembrar dos eventos marcantes da programação do Teatro Popular, irá celebrar o trabalho artístico dos fotógrafos que já passaram por lá. O foco será na estética e técnicas adotadas para esses registros que são de tirar o fôlego.

Terças de abril, às 10h

Chamada para os cinegrafistas e fotógrafos contribuírem e divulgarem seus trabalhos nas redes sociais do TPop.
Stories

A beleza do Teatro Popular é marcante. Combinada aos mais diversos eventos, é um prato cheio para fazer cliques incríveis. Toda a terça postaremos os melhores registros audiovisuais e fotográficos feitos pelos frequentadores do Teatro Popular nos stories. Basta marcar e mencionar o Teatro Popular na descrição da postagem.