Reformado pela prefeitura, o Ciep Esther Botelho Orestes, no Cantagalo, teve salas adaptadas em alojamentos masculino e feminino - Berg Silva/Divulgação
Reformado pela prefeitura, o Ciep Esther Botelho Orestes, no Cantagalo, teve salas adaptadas em alojamentos masculino e femininoBerg Silva/Divulgação
Por O Dia

A Prefeitura de Niterói inaugurou ontem o primeiro centro de referência de quarentena do país. O Ciep Esther Botelho Orestes, no Cantagalo, foi adaptado para receber moradores de comunidades que tenham testado positivo para covid-19 e não possam cumprir o isolamento social em suas casas devido ao risco de contaminar parentes.

O espaço é voltado para receber pessoas com sintomas leves, que serão acompanhadas por enfermeiros, psicólogos, nutricionistas e assistentes sociais, entre outros profissionais. Serão 120 leitos ao todo, divididos entre alojamento masculino, feminino e uma enfermaria para pacientes que precisarem de cuidados mais específicos. No local, haverá uma ambulância do Samu de prontidão caso haja necessidade de levar algum paciente para a Unidade de Urgência Mário Monteiro, em Piratininga.

Todos os quartos têm ar-condicionado e armários para pertences pessoais. No local, que conta com refeitório e espaço de convivência, serão oferecidas seis refeições diárias. Segundo a prefeitura, os moradores de comunidades que tiverem diagnóstico positivo para covid-19 nos testes rápidos, que tiveram início na semana passada, serão convidados a cumprir quarentena no Ciep. Após um período de 14 dias, um profissional de saúde irá avaliar as condições para que as pessoas retornem para suas casas em segurança.

"Grande parte dos moradores de favelas vivem em condições precárias. Caso tenham diagnóstico positivo para a doença nos testes em massa que estamos aplicando nessas regiões, poderão cumprir a quarentena no Ciep sem colocar seus familiares em risco. Após a recuperação será feito novo teste e, caso a pessoa esteja curada, poderá voltar para sua residência sem risco de contaminar a comunidade", disse o prefeito Rodrigo Neves.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Rodrigo Oliveira, o isolamento social deve ser feito de forma imediata caso algum morador da comunidade teste positivo para covid-19, devido à rapidez de transmissão da doença. O secretário orienta quem tiver sintomas leves, como tosse e coriza, a procurar os postos de saúde para realização do teste a partir do oitavo dia de sintomas.

"Os pacientes com sintomas leves não devem procurar os hospitais de referência, para que essas unidades possam atender os casos mais graves. Quem tem sintomas leves deve procurar as unidades básicas de saúde ou do Programa Médico de Família do bairro", orientou o secretário.

Você pode gostar
Comentários