Forças Armadas fazem higienização das unidades de saúde da cidade

Próxima ação será na quarta-feira, na Maternidade Municipal Maternidade Mario Niajar

Por O Dia

Militares em ação de limpeza na Clínica Nossa Senhora das Vitórias
Militares em ação de limpeza na Clínica Nossa Senhora das Vitórias -

Uma parceria entre a secretaria de Saúde de São Gonçalo e o Ministério da Defesa irá reforçar o serviço de sanitização em nove unidades de saúde do município. A primeira a ser contemplada foi a Clínica Nossa Senhora das Vitórias, no bairro do Zé Garoto, onde 58 homens da Artilharia Divisionária da 1ª Divisão de Exército, em Niterói, desinfectaram as dependências da unidade. A próxima ação será quarta-feira, na Maternidade Municipal Dr. Mario Niajar, no Alcântara.

Na primeira atividade dos agentes, na última quarta-feira, eles se dividiram em grupos e fizeram a desinfecção das cinco enfermarias, sala de observação, banheiros, refeitório, cozinha, áreas administrativas e casa de passagem da Clínica Nossa Senhora das Vitórias. Os militares, munidos de galões presos às costas com solução de água sanitária, borrifador e flanelas, higienizaram camas, colchões, paredes, janelas, corrimãos, mesas e cadeiras.  

"Este é um trabalho muito importante, que nos deixa mais tranquilos. Esta desinfecção soma-se ao trabalho que fazemos na unidade diariamente para nos proteger, proteger nossos funcionários e, principalmente, nossos pacientes", explicou a diretora do hospital, Pricella Celano. 

O trabalho dos militares também foi acompanhado pelo secretário municipal de Saúde de São Gonçalo, Jefferson Antunes, que agradeceu pela parceria.

"Este trabalho é um reforço ao realizado pelos nossos agentes da vigilância ambiental, e intensifica os cuidados que estamos tendo nas unidades de saúde do município. Em nome da população, quero agradecer as Forças Armadas pela parceria, nos ajudando a manter as nossas unidades de atendimento desinfectadas. Unindo forças, poderemos sair mais rapidamente desta crise", disse Antunes.  

Após a ação desta próxima quarta-feira, na Maternidade Municipal Dr. Mario Niajar, os militares vão promover a higienização nas seguintes unidades de saúde: Pronto Socorro Infantil, Unidade Municipal de Pronto Atendimento (Umpa) de Nova Cidade, Casa de Saúde Menino Deus, Hospital Municipal Luiz Palmier, Pronto Socorro Central, Umpa do Pacheco e Hospital Franciscano Nossa Senhora das Graças.

Luiz Palmier abre 15 novos leitos

Os leitos de CTI estão equipados com ventiladores mecânicos - Divulgação

A Secretaria municipal de Saúde de São Gonçalo abriu mais 15 leitos no Hospital Municipal Luiz Palmier (HLP), no bairro Zé Garoto. Deste total, oito são de Centro de Tratamento Intensivo (CTI). Até a última sexta-feira, a unidade contabilizava 28 pacientes em suas enfermarias clínicas e 18 no CTI.

Segundo a secretaria, os novos leitos estão equipados com redes de gases e bombas de infusão, que servem para alimentar e medicar os pacientes. Os do CTI estão com a mesma estrutura, além dos ventiladores mecânicos doados pelo Governo do Estado do Rio.

Mais leitos a caminho

Cumprindo quarentena em casa após testar positivo para coronavírus, o prefeito de São Gonçalo, José Luiz Nanci, determinou ao secretário de Saúde, Jefferson Antunes, a abertura de mais leitos no Hospital Franciscano Nossa Senhora das Graças, em Lagoinha. A expansão da capacidade na unidade deve acontecer ao longo desta semana, com a implantação de 25 novos leitos.

"Estamos concentrando todos os nossos esforços no Hospital Luiz Palmier, que tem a capacidade de atender até 100 pacientes, mas precisamos de novos médicos e enfermeiros. Estamos com processo de contratação aberto. No caso do Hospital Franciscano, quero que tudo esteja pronto para um caso de emergência. Lá, vamos ter até 68 leitos", explicou.

Galeria de Fotos

Militares em ação de limpeza na Clínica Nossa Senhora das Vitórias Divulgação
Unidades de saúde de São Gonçalo estão sendo sanitizadas pelas Forças Armadas Divulgação

Comentários