Por meio de um aplicativo, moradores de Niterói receberão orientações e acompanhamento de profissionais de saúde - Divulgação / Douglas Macedo
Por meio de um aplicativo, moradores de Niterói receberão orientações e acompanhamento de profissionais de saúdeDivulgação / Douglas Macedo
Por Irma Lasmar
Niterói - Começa a funcionar nesta quinta-feira o serviço da Prefeitura de telemonitoramento de pessoas com sintomas sugestivos de infecção pelo novo coronavírus. Por meio do site www.coronavirus.niteroi.rj.gov.br ou aplicativo para celular de nome "Niterói - Serviços ao Cidadão", já disponível nas lojas da Apple e do Google, será possível acessar a plataforma digital que permite ao usuário fazer uma autoavaliação do estado de saúde e receber orientações personalizadas. De acordo com o resultado, a pessoa pode cadastrar um telefone e/ou e-mail para receber mensagens e ligações de profissionais de enfermagem. A cada 24 ou 48 horas, os sintomas serão checados por essa equipe, que poderá encaminhar o paciente a uma das unidades de saúde de referência para covid-19 na cidade ou, se houver necessidade, acionar o Samu.
De acordo com o boletim epidemiológico divulgado nesta quarta-feira à noite, Niterói tem 1.055 pacientes recuperados do novo coronavírus. Ao todo, a cidade registra 1.798 casos confirmados da doença, com 552 em isolamento domiciliar sendo acompanhados pela Fundação Municipal de Saúde e 99 mortos.
Publicidade
“O telemonitoramento se junta à testagem rápida da população de Niterói, aos centros de referência de quarentena para aqueles que não podem cumprir de forma segura o isolamento social e ao reforço na retaguarda de leitos na cidade, entre outras ações desenvolvidas pelo poder público. Isso permitiu que iniciássemos a transição gradual para um novo normal, com a passagem para o estágio laranja, que permite a liberação de atividades físicas individuais em horários restritos e a abertura de algumas atividades, cumprindo todas as regras de higiene e distanciamento social”, detalhou o prefeito Rodrigo Neves.
Publicidade
O secretário municipal de Saúde, Rodrigo Oliveira, destacou que essa iniciativa é importante no processo de acompanhamento e atendimento. “Esse é mais um projeto que se soma às medidas adotadas pela Prefeitura de Niterói no combate à Covid-19. O telemonitoramento é importante, pois possibilita à equipe da Fundação Municipal de Saúde aprofundar e qualificar o acompanhamento dos casos suspeitos e confirmados da doença, além de abrir mais um canal de atendimento para população”, contou o secretário.
O monitoramento remoto será apenas para moradores de Niterói das regiões sem cobertura pelo Programa Médico de Família, e estará disponível a partir desta quinta-feira, 28. Todo esforço é para que pacientes com sinais de agravamento cheguem o mais rápido possível aos hospitais de referência. O novo serviço também oferecerá orientações sobre proteção contra o contágio e dicas para se fazer o isolamento domiciliar. Os moradores de Niterói cadastrados pelo Médico de Família já recebem acompanhamento através do programa.