Aumento de testes para covid em Niterói traz à luz mais casos subnotificados

Cidade fecha o trimestre março-abril-maio com total de 2.521 casos confirmados, onde mais da metade se curou

Por Irma Lasmar

No momento, 883 doentes se tratam em isolamento domiciliar
No momento, 883 doentes se tratam em isolamento domiciliar -
Niterói - De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado ontem, sábado, dia 30, a cidade fecha o trimestre março-abril-maio com um total de 2.521 casos confirmados de infectados pelo novo coronavírus. Destes, mais da metade se recuperou da doença: 1.425 pacientes foram curados. Desde o início da pandemia, 111 pessoas morreram de covid-19 em Niterói. No momento, 883 doentes se tratam em isolamento domiciliar, sendo acompanhados pela Fundação Municipal de Saúde; o restante está internado em hospitais públicos e particulares do município.
O secretário municipal de Saúde, Rodrigo Oliveira, atribui o crescimento dos números nesta última semana ao aumento da testagem rápida na cidade, que tirou doentes de covid da subnotificação. "Quanto mais testes adquiridos pela Prefeitura e aplicados na população, menos casos subnotificados. Não se tratam de novos infectados, mas do diagnóstico correto de quem já estava doente e poderia morrer ou se curar sem ser registrado e nem receber o tratamento correto", explica. 
A Prefeitura anuncia que a partir de quarta-feira ampliará a oferta de testagem rápida para covid-19 em dois pontos da cidade, na modalidade drive-thru (quando não é necessário sair do carro). O sistema vai funcionar todos os dias, das 8h às 17h, no Skate Parque Carlos Alberto Parizzi, no início da orla de São Francisco, e na Avenida Dr. Raul de Oliveira Rodrigues, no Cafubá, na saída do túnel. A ação é resultado de uma parceria com o Instituto D'Or de Pesquisa e Ensino, e pode ser agendada por meio do aplicativo Dados do Bem (www.dadosdobem.com.br), desenvolvido pelo Instituto com a Zoox Smart Data, cedido ao governo municipal sem ônus aos cofres públicos. Após responder a um questionário de autoatendimento na plataforma digital, o usuário receberá uma mensagem que informa se ele tem indicação para realizar a testagem. Se confirmada, é enviado um convite com data e hora marcados. Casos identificados como graves serão orientados a buscar um atendimento imediato em uma unidade de emergência. 

Comentários