Roubos de carga e a estabelecimentos comerciais diminuíram 58,33% e 50%, respectivamenteDivulgação / Berg Silva
Por O Dia
Niterói - Os números do Observatório de Segurança Pública de Niterói mostram novas quedas nos índices de criminalidade na cidade. O mês de abril de 2020, na comparação com o mesmo período no ano passado, registrou redução de 83,59% no roubo de veículos e de 78,92% nos roubos de rua. Os roubos de carga e a estabelecimentos comerciais diminuíram 58,33% e 50%, respectivamente. O indicador letalidade violenta - composto por homicídios, mortes por intervenção de agente do estado, latrocínios e lesão corporal seguida de morte - também registrou recuo de 26,32% quando comparado a abril de 2019. Na comparação com o primeiro trimestre do ano passado, a queda foi de 46,75% – uma redução de 77 para 41 óbitos por causas violentas em Niterói este ano.
“No contexto da grave pandemia de coronavírus, ampliamos não só os investimentos na saúde pública como também na área da segurança em Niterói”, informa o prefeito Rodrigo Neves. “Ampliamos os efetivos da Guarda Municipal e do Niterói Presente para enfrentarmos com êxito esse período mais difícil do país e das cidades”.
Publicidade
De acordo com o levantamento, a redução dos roubos de carga, de veículos e de estabelecimento comerciais é a mais expressiva entre todas cidades da região. A queda do roubo de veículos na área 81ª DP (Itaipu) foi a maior: 92,86%, diminuindo de 28 para apenas duas ocorrências. "Eu acredito que um conjunto de ações tenha influenciado para que se alcançasse esse resultado tão expressivo. A integração entre as polícias Militar e Civil, ações proporcionadas pela Prefeitura, como o Proeis e o Niterói Presente, e a atuação do CISP, monitorando toda a cidade, foram decisivos para os resultados”, destaca o delegado Gláucio Paz, que esteve à frente da 81ª DP (Itaipu) no período.
Implantado pela Prefeitura de Niterói, o Centro Integrado de Segurança Pública (CISP) monitora a cidade 24 horas por dia com aproximadamente 600 câmeras, sendo 70 delas inteligentes - que fazem o cercamento eletrônico, responsável por ajudar a recuperar veículos e prender quadrilhas. No CISP, guardas municipais operam o monitoramento e acionam as forças de segurança e serviços de emergência de forma mais dinâmica. Além disso, há o pagamento do Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis), para policiais trabalharem em horário de folga, e o de Regime Adicional de Serviço (RAS) para guardas municipais, entre outras iniciativas. Os programas financiados governo municipal colocam em média 420 homens por dia nas ruas patrulhando a cidade. Na atual gestão, o número de guardas municipais passou de cerca de 300 para mais de 630 agentes, todos concursados, e a meta da Prefeitura é chegar a mil guardas, que é o limite permitido por lei. 
Publicidade
“Estamos seguindo a orientação do prefeito, que nos recomendou que não descuidássemos das ações de segurança na cidade durante a pandemia de Covid-19”, conta o secretário do Gabinete de Gestão Integrada de Segurança de Niterói, Gilson Chagas. “Não estamos medindo esforços nas ações integradas com as forças de segurança estaduais e federais. Cabe destacar que no último mês tivemos importante reforço com convocação dos guardas municipais que passaram no último concurso e a ampliação do programa 'Niterói Presente' para o Barreto. No contexto atual em que muitos municípios estão tendo problemas em unir o combate ao novo coronavírus e o enfrentamento à violência, Niterói está atuando em todas as frentes”.