Os pontos de testagem ficam na saída do Túnel Charitas-Cafubá, no Cafubá, e no skatepark do início do calçadão da Praia de São Francisco - Divulgação / Douglas Macedo
Os pontos de testagem ficam na saída do Túnel Charitas-Cafubá, no Cafubá, e no skatepark do início do calçadão da Praia de São FranciscoDivulgação / Douglas Macedo
Por O Dia
Niterói - Começa nesta quarta-feira a realização de testes rápidos para covid-19 em dois pontos da cidade no modelo drive-thru, no qual não é necessário sair do carro. Para ser testado, o morador de Niterói precisa baixar o aplicativo “Dados do Bem” e fazer sua autoavaliação. Quem apresentar sintomas da doença e estiver dentro do protocolo, receberá um convite para realizar o exame, com data e hora marcados, em um dos pontos de testagem: na saída do Túnel Charitas-Cafubá, no Cafubá, e no skatepark do início do calçadão da Praia de São Francisco. Casos identificados como graves serão orientados a buscar um atendimento imediato em uma das unidades de emergência da cidade.
A Prefeitura adquiriu, com recursos próprios, 50 mil testes rápidos, aprovados pela Anvisa, e já está realizando o exame nas policlínicas regionais, unidades básicas de Saúde e módulos do programa Médico de Família. De acordo com o protocolo desenvolvido pela Fundação Municipal de Saúde, a Universidade Federal Fluminense e a Fundação Oswaldo Cruz, essa testagem pode ser realizada em pessoas com sintomas do novo coronavírus a partir do oitavo dia. 
Publicidade
O local de testagem só poderá ser acessado por meio de carro. É necessário levar o celular com o voucher (um QR code) gerado pelo aplicativo e o documento de identidade original. Não haverá atendimento médico no local, nem realização do teste por demanda espontânea. O resultado é enviado ao usuário por meio do aplicativo. O prefeito Rodrigo Neves e o secretário municipal de Saúde, Rodrigo Oliveira, vão acompanhar o primeiro dia dos testes na base do Cafubá, a partir das 9h30.