Hospitais criam ações para levar conforto a pacientes e familiares

Em Niterói e São Gonçalo, mensagens de carinho e esperança fazem a diferença durante a internação

Por O Dia

Equipe de nutrição do PSC de São Gonçalo: mensagens de apoio
Equipe de nutrição do PSC de São Gonçalo: mensagens de apoio -

Diante do drama para as famílias e pacientes durante as internações por covid-19, atitudes simples em hospitais de Niterói e de São Gonçalo estão fazendo a diferença e contribuindo para diminuir as angústias e incertezas, e para levar um pouco de conforto aos parentes dos que perderam a batalha contra a doença. 

No Pronto Socorro Central de São Gonçalo (PSC), no bairro do Zé Garoto, a equipe de nutrição da unidade decidiu escrever mensagens de motivação nos itens que compõem a alimentação diária dos pacientes. A campanha, batizada como 'Quentinhas do Coração', viralizou nas redes sociais. 'Tenha Fé! Juntos venceremos esta fase' e 'Estamos cuidando de você! Tudo vai dar certo' são algumas das frases que estão trazendo alento aos que buscam a recuperação nos leitos do hospital. 

"São muito legais estas mensagens. Fizemos fotos e colocamos no grupo de WhatsApp da família. Todo mundo gostou e se sentiu confortado pelo interesse e dedicação da equipe médica. Isso nos tranquiliza", contou Brenda Almeida, neta da paciente Waldeline Soares Almeida. 

Segundo a InSaúde, empresa que administra o Pronto Socorro Central de São Gonçalo, após preparar as refeições específicas para cada paciente, a equipe de nutrição se divide para escrever as mensagens nos recipientes dos alimentos. Na última sexta-feira, os itens de sobremesa vieram com palavras como 'fé', 'amor', 'luz', 'saúde' e 'força'.

"Isso nos dá uma sensação maior de segurança, confiança e carinho. Eles alimentam não só o nosso corpo, mas, principalmente, a nossa alma. É um gesto muito abençoado", agradeceu o paciente Paulo César.

A unidade de urgência e emergência de São Gonçalo recebe cerca de 600 pacientes por dia, nas especialidades de clinica médica, ortopedia, cirurgia geral, dentista e trauma.  

Conforto na despedida

Em Niterói, a equipe do setor de psicologia do Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap), no Centro, desenvolveu uma iniciativa para levar conforto aos familiares no momento mais difícil da luta contra a covid-19: o comunicado do falecimento do paciente. Na última semana, os pertences das vítimas fatais passaram a ser entregues aos parentes na 'Caixa de Memórias', acompanhadas com flores, cartão com mensagem de apoio e contatos para ajuda psicológica. 

"As boas lembranças permanecerão para sempre, a morte não encerra esse vínculo. A 'Caixa de Memórias' é uma forma de ajudar a família a começar a elaborar seu luto, um processo tão singular de cada um. Assim, pretendemos também mitigar o impacto à saúde mental das pessoas por conta da pandemia", explica Thábata Luiz, psiquiatra do Huap e uma das idealizadoras do projeto.

A ideia surgiu após a psiquiatra ouvir do chefe do CTI de covid-19 do Huap, Túlio Possati de Souza, um relato emocionado sobre um momento em que ele entregou os pertences de uma vítima fatal da doença aos parentes em um saco plástico. Para ele, a pandemia interfere diretamente na relação médico-paciente, tornando ainda mais importante as ações de humanização:

"A iniciativa de confecção da 'Caixa de Memórias' ajuda a ressignificar esse momento, que tem sido tão complicado não somente para os familiares, mas também para os profissionais de saúde".

Galeria de Fotos

Equipe de nutrição do PSC de São Gonçalo: mensagens de apoio fotos Divulgação
Profissionais do Pronto Socorro de São Gonçalo escrevem mensagens de incetivo na alimentação dos pacientes da covid-19 Divulgação
Nutricionista do Pronto Socorro Central de São Gonçalo prepara textos motivacionais para pacientes da covid-19 Divulgação
Profissionais de saúde do Huap entregam pertences de parentes a familiares em caixas customizadas com flores e mensagens positivas Divulgação
No Huap, em Niterói, a psiquiatra Thábata Luiz mostra a 'Caixa de Memórias': flores e contatos para apoio psicológico Divulgação

Comentários