Teste RT-PCR é baseado na detecção do RNA viral em amostras de swab da nasofaringe, e pode ser feito desde o primeiro dia dos sintomas - DivulgaÇÃO / Berg Silva
Teste RT-PCR é baseado na detecção do RNA viral em amostras de swab da nasofaringe, e pode ser feito desde o primeiro dia dos sintomasDivulgaÇÃO / Berg Silva
Por O Dia
Niterói está oferecendo testagem gratuita por RT-PCR no drive-thru montado no Caminho Niemeyer, no Centro. O método verifica a presença de material genético do vírus e, segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), é de 'padrão ouro', tem função diagnóstica e é definitivo, conforme avaliações da Organização Mundial da Saúde (OMS). Mas antes de procurar o posto, o interessado deve responder um questionário no aplicativo Dados do Bem, parceiro da prefeitura.
Se for identificado um possível caso positivo - levando-se em consideração os sintomas descritos pelo usuário no app - agenda-se a testagem rápida em um dos três drive-thru da cidade, cujo acesso só é possível por veículo automotivo (incluindo moto) ou bicicleta. Serão realizados 50 testes por dia, das 9h às 16h. Importante ressaltar, contudo, que, de acordo com a Anvisa, os testes rápidos (IgM/IgG) podem auxiliar o mapeamento da população “imunizada” (que já teve o vírus ou foi exposta a ele), mas não têm função de diagnóstico.
Publicidade
“Essa parceria é mais uma medida de enfrentamento à pandemia em Niterói. Juntos abrimos três pontos diferentes de testagem em modelo drive-thru na cidade e agora acrescentamos o PCR. Essa ação contribui para se ter mais clareza de como está a curva de contaminação no município e acompanhar diariamente o plano de transição para o novo normal”, afirmou o secretário municipal de Saúde, Rodrigo Oliveira.
O procedimento é o mesmo do teste rápido para a covid-19: a pessoa deve baixar o aplicativo no celular, responder o questionário com uma autoavaliação do quadro de saúde e informar há quanto tempo está apresentando sintomas sugestivos da doença. A inteligência do aplicativo informa se há indicação para testagem naquele momento e qual exame deve ser realizado. A pessoa pode então receber um convite com data e hora marcados para fazer o teste. Casos identificados como potencialmente graves pelo aplicativo não entram na fila para a realização de exames. Nesses casos, o usuário recebe um alerta de que deve procurar imediatamente uma unidade de emergência. 
Publicidade
Ao chegar ao Caminho Niemeyer no dia e hora marcados, o niteroiense vai apresentar o QR-code no aplicativo e um documento de identidade com foto para o validador do teste. O teste é feito a partir da coleta de secreções nasais ou da garganta. Apenas a pessoa que será testada deve sair do carro e se dirigir a uma das cabines disponíveis, seguindo as orientações do profissional de saúde. Será aplicado um questionário, no qual é necessário informar um endereço de e-mail para o envio do laudo do exame, o que acontecerá em até 48 horas. Antes disso, em até 24 horas, aplicativo informará o resultado do teste molecular.
Os dados dos niteroienses que testam positivo são encaminhados à Vigilância Epidemiológica da Prefeitura de Niterói para que a pessoa seja acompanhada pela central de tele-monitoramento do Niterói Ligada Em Você. Nos casos em que o isolamento domiciliar não for possível, será oferecido que esse período seja cumprido no Centro de Referência de Quarentena.
Publicidade
Proteção
A cabine de acrílico à qual quem será testado se dirige é desenvolvida e doada pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Ela garante a proteção tanto do profissional de saúde que aplica o teste quanto do usuário que tem o material coletado. Graças ao isolamento da cabine, não há necessidade da troca de todo equipamento de EPI entre um paciente e outro. Apenas as luvas são descartadas e toda a cabine e ambiente externo são higienizados com álcool a 70%. Isso ajuda a evitar o gasto excessivo de materiais de EPI, tão necessários neste momento de pandemia, e protege o profissional de saúde, que poderia acabar se contaminando ao se desparamentar.