Delegacias devem registrar crimes praticados contra pessoas com identidade de gênero feminino - Marcos Santos/USP
Delegacias devem registrar crimes praticados contra pessoas com identidade de gênero femininoMarcos Santos/USP
Por O Dia

A webconferência 'Políticas de Enfrentamento à Violência contra a Mulher em Niterói' será realizada hoje, às 16h, pela plataforma Google Meet. O encontro será entre representantes da Coordenadoria de Políticas e Direitos das Mulheres (Codim), da Prefeitura de Niterói, e a equipe técnica do Juizado de Violência Doméstica de Niterói do Tribunal Judiciário do Rio de Janeiro.

O público poderá participar como ouvinte. As inscrições devem ser feitas pelo link https://forms.gle/r1UNvU3DFEKWy3Ja6. Após o preenchimento do formulário, será enviado o endereço eletrônico para acesso ao evento virtual, que tem como objetivo discutir as ações intersetoriais de enfrentamento à violência, durante e após a pandemia, tendo em vista o aumento dos casos de violência doméstica contra a mulher, sobretudo o feminicídio, em Niterói.

A Coordenadoria de Direitos da Mulher (Codim), com informações coletadas pela Central de Atendimento à Mulher (Disque 180), aponta que, no primeiro trimestre de 2019, havia 114 denúncias de violência contra mulher em Niterói. Este ano, nesse mesmo período, o número cresceu para 155. Em contrapartida, houve uma diminuição dos registros oficiais de casos de violência doméstica, o que, segundo a coordenadoria, aponta o crescimento de sub-notificações. 

SUPORTE ÀS VÍTIMAS

A Codim Niterói retomou os atendimentos presenciais no Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam), que está atendendo em regime de escala até a normalização do funcionamento, previsto para este mês. Por enquanto, o atendimento está acontecendo de segunda a sexta-feira, das 10h às 14h. O Ceam fica na Rua Cônsul Francisco Cruz, 49, no Centro. Contato pelos telefones: 2719-3047 e 96992-6557. 

Você pode gostar
Comentários