Reconhecido pintor e entalhador em madeira, Abian era seguidor da filosofia cigana, usando o brinco de argola típico que se tornou sua marca registrada - Divulgação / Câmara Municipal de Niterói
Reconhecido pintor e entalhador em madeira, Abian era seguidor da filosofia cigana, usando o brinco de argola típico que se tornou sua marca registradaDivulgação / Câmara Municipal de Niterói
Por Irma Lasmar
Niterói - Morreu ontem (16/07), de câncer aos 59 anos, Ademas Pereira da Costa Neto. Ele era advogado criminalista e há quatro décadas exercia o cargo de procurador da Câmara de Vereadores. Ele era presidente da Comissão Permanente de Processo Disciplinar do Legislativo e assessor do procurador geral, Gastão Menescal. Foi um dos responsáveis pela implantação da Coordenadoria de Defesa do Consumidor (Codecon) da cidade, que funciona nas dependências do Legislativo niteroiense.
Como procurador, Ademas foi o autor do parecer técnico que culminou na cassação da vereadora Aparecida Domingos; na Codecon, integrou a equipe que prendeu estelionatários que vendiam carnês irregulares no centro de Niterói.
Publicidade
Além de todas essas atribuições, era artista plástico há 20 anos, adepto da pintura e especialista no entalhe em madeira. Eclético, retratava mandalas, rostos humanos, animais e imagens abstratas com a mesma maestria. Premiado pela Academia Fluminense de Belas Artes, assinava sob o nome artístico de Ademas Abian (de Abiã, que no sincretismo religioso significa "aquele que inicia um novo caminho"). O quadro de São Jorge que decora a casa de samba Toca da Gambá, no bairro do Barreto, e troféus de campeonatos de bodyboard realizados na cidade são algumas de suas inúmeras criações, que transitavam entre o clássico e o contemporâneo. Seguidor da filosofia cigana, adotou o brinco de argola típico do povo nômade como adorno cotidiano.
Na sessão plenária desta quinta, foi pedido um minuto de silêncio pelo presidente da casa, vereador Paulo Bagueira, e a bandeira do município foi hasteada à meio mastro. Ademas deixa uma filha advogada de 30 anos.