Campo de São Bento na primavera dá um show de cores o que, segundo o psicólogo Leandro de Brito, age em nosso estado de espírito - reprodução de Internet
Campo de São Bento na primavera dá um show de cores o que, segundo o psicólogo Leandro de Brito, age em nosso estado de espíritoreprodução de Internet
Por Luciana Guimarães
Niterói - A chegada da estação mais florescente do ano nesta terça-feira (22), nunca foi tão desejada quanto agora. A sensação de renovação e de esperança envoltos nos dias mais vicejantes e a crença de que tudo sempre pode melhorar são as principais razões deste ser o período favorito da população no geral.
A pandemia do novo coronavírus colocou em evidência incertezas e preocupações, e em muitos momentos, é normal sentir medo e desânimo com o que o futuro reserva. Por isso, perceber quando as rosas se abrem e o sol fica mais forte, quase sempre é sentir-se mais bem-disposto.
Publicidade
Pesquisas mostram que faz bem à saúde estar num ambiente colorido e alegre. Isso porque os lugares que se frequenta ao longo de um dia todo influenciam no humor, energia, concentração e produtividade. O cérebro armazena tudo que captamos através dos nossos sentidos, sem selecionar. Absorvemos o que há de positivo e negativo do meio sonoro, visual, tátil, olfativo e palatal. Ou seja, tudo nos modela e reflete em nosso comportamento e estar em locais onde o verde e os diversos tipo de vegetação permeiam são extremamente benéficos.
"Quando o inverno passa, a gente deixa pra trás aquele humor mais cinza, ranzinza e pensa num esmerar. Sentir que se pode reiniciar algo, se pautar na possiblidade do novo. É frescor para a alma humana. A primavera e suas cores vibrantes, assim como uma música que age diretamente no nosso estado de espírito, desperta o desejo de aproveitar melhor a vida.", enfatiza o psicólogo Leandro C. C. de Brito.
Publicidade
Para a enfermeira Márcia Abreu, uma época mais colorida é o que o momento pede: "Estou bem ansiosa pela primavera. Ficamos o dia todo isolados, saindo só para o básico. Poder ir lá fora e desfrutar, nem que seja durante uma caminhada, de imagens bonitas me deixam mais entusiasmada para o cotidiano mesmo. Vou sempre ao Horto Botânico do Fonseca para apreciar aquela maravilha.", ela relata.
Pela cidade "Sorriso", sobejamente arborizada, passeios ao ar livre observando as cores das árvores e variedade de flores, ouvindo o canto dos pássaros, respirando um ar puro e pisando na terra são convidativos. Fica fácil relaxar e se conectar às vibrações positivas que só o ambiente natural é capaz de proporcionar. 
Publicidade
São muitas opções para aproveitar. Niterói é rica em parques e praias exuberantes. Parque da Cidade, Parque Estatual da Serra da Tiririca, Trilha Pedra do Elefante, Praia de Itacoatiara, Praia da Boa Viagem e outros parques e praias que você pode conferir aqui: https://odia.ig.com.br/niteroi/2020/01/5856194-parques.html