A cidade permanece no estágio Amarelo Nível 2 - alerta máximo até descer para 5. - Imagem Internet
A cidade permanece no estágio Amarelo Nível 2 - alerta máximo até descer para 5.Imagem Internet
Por Luciana Guimarães
Niterói -  A Prefeitura de Niterói vai prorrogar as medidas de restrição de circulação na cidade até 30 de novembro. Motoristas de aplicativos e taxistas de municípios limítrofes continuam impedidos de circular na cidade neste período. Também ficam mantidas as ações de medição de temperatura dos usuários do sistema de transportes públicos. De acordo com o prefeito Rodrigo Neves, o objetivo é continuar mantendo o controle da pandemia e proteger a população de Niterói. A renovação do decreto sobre as restrições de circulação foi anunciada pelo prefeito em vídeo ao vivo nas redes sociais da Prefeitura, na noite desta segunda-feira (28).



O prefeito enfatizou que as medidas de restrição são fundamentais para reduzir a circulação do vírus e evitar a contaminação de mais pessoas em Niterói. Rodrigo Neves reforçou que é muito importante que cada cidadão siga fazendo a sua parte para que seja possível controlar a pandemia, salvando vidas e, ao mesmo tempo, retomar as atividades de maneira gradual e responsável.


“Em Niterói, estamos conseguindo vencer esta batalha contra o coronavírus. Mas é necessário seguir com disciplina e perseverança nos protocolos de higiene, no distanciamento social e no uso de máscara. Por isso, gostaria de reforçar o pedido para não ter aglomeração em nossas praias, evitando o que está acontecendo na cidade do Rio, com o aumento do número de ocupação nos leitos de hospitais. É importante lembrar que as praias em Niterói estão liberadas para atividades físicas e um mergulho no mar, mas não para permanecer na areia”, ressaltou.



Indicador síntese - O prefeito também revelou que o indicador síntese de monitoramento da Covid-19, nesta segunda-feira (28), chegou ao patamar mais baixo desde a implantação do Plano de Transição Gradual para o Novo Normal: 5,38. O indicador é composto de 12 critérios, como número de leitos disponíveis, casos confirmados e número de óbitos, e orienta a Prefeitura de Niterói na autorização para a retomada gradativa de atividades econômicas e na implantação de políticas de combate ao novo coronavírus. A cidade permanece no estágio Amarelo Nível 2 – alerta máximo até descer para 5.

Niterói continua apresentando a menor taxa de letalidade da Região Metropolitana: 3,21%. A média estadual é de 4,17% e as cidades do Rio de Janeiro e São Gonçalo apresentam índice de 10,61% e 5,82%, respectivamente. Os dados são calculados pelo Departamento de Estatística da Universidade Federal Fluminense (UFF).