Com uma população de pouco mais de 500 mil pessoas, Niterói já realizou cerca de 100 mil testes, sendo 85 mil rápidos e 15 mil PCRs em seus habitantes - Foto Luciana Carneiro
Com uma população de pouco mais de 500 mil pessoas, Niterói já realizou cerca de 100 mil testes, sendo 85 mil rápidos e 15 mil PCRs em seus habitantesFoto Luciana Carneiro
Por O Dia
Niterói - A Prefeitura de Niterói firmou junto com a Universidade Federal Fluminense (UFF) um convênio que vai aumentar a capacidade de testes moleculares (PCR) para diagnóstico da Covid-19 na cidade. Com a parceria da Prefeitura, os laboratórios da UFF terão potencial de produzir mil testes do tipo PCR por mês. A ideia é aumentar a oferta de testagem, oferecendo o diagnóstico rápido da doença.

A iniciativa vai transformar um grupo de laboratórios especializados da UFF em um centro de testagem. Com essa parceria, o município terá maior capacidade de detectar a população infectada e direcioná-los para tratamento, além de garantir testes aos profissionais de saúde assintomáticos ou mesmo assintomáticos que foram expostos à pacientes suspeitos ou confirmados.

Com uma população de pouco mais de 500 mil pessoas, Niterói já realizou cerca de 100 mil testes, sendo 85 mil rápidos e 15 mil PCRs em seus habitantes.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Rodrigo Oliveira, a estratégia é mais um esforço no combate a covid-19 na cidade.

“Nós somos um dos municípios que mais testam no Brasil. Essa parceria com a UFF vai aumentar ainda mais essa oferta na rede municipal e garantirá um melhor controle da doença na cidade. Além disso, os investimentos deixarão um legado para a produção científica em Niterói”, destacou.

O reitor da UFF, Professor Antonio Claudio da Nóbrega, falou da importância do convênio para a cidade.

“Essa parceria dará condições para que o conhecimento científico da universidade se transforme em benefício imediato para a população. É um empenho integrado da universidade junto a administração municipal que vai qualificar ainda mais o serviço de saúde pública da cidade”, afirmou o reitor.

Além do secretário de Saúde de Niterói e do Reitor da UFF, participou da assinatura do convênio a superintendente executiva da Fundação Euclides da Cunha (FEC), Mariana Quintal. A FEC será a responsável por gerenciar e viabilizar a execução do projeto em curto prazo de tempo.