Os dados divulgados pelo ISP mostram que Niterói registrou, no período de janeiro a setembro de 2020, 98 homicídios a menos do que no mesmo período do ano passado - Foto Berg Silva
Os dados divulgados pelo ISP mostram que Niterói registrou, no período de janeiro a setembro de 2020, 98 homicídios a menos do que no mesmo período do ano passadoFoto Berg Silva
Por O Dia
Niterói - Niterói é o único município do Rio de Janeiro a ter os perímetros de todas as suas delegacias distritais cobertos pelo Programa Segurança Presente com a chegada, na última sexta-feira (23), à Região Oceânica da cidade. Com a ampliação, serão mais 150 agentes de segurança se revezando na área, totalizando 485 integrantes divididos por turnos de serviço. Desde a implantação, o Programa Niterói Presente, financiado pela Prefeitura, é responsável pela resolução de 2.103 ocorrências. Com apoio da tecnologia presente nas 522 câmeras de monitoramento do Cisp (Centro Integrado de Segurança Pública), 70 delas com Inteligência artificial, o programa é uma das ferramentas disponibilizadas pela Prefeitura que levaram os índices de criminalidade em Niterói a despencarem. Atualmente, cerca de dois terços do policiamento de Niterói são bancados pelo Município.

O prefeito Rodrigo Neves ressaltou que a cooperação entre as instituições é fundamental e que Niterói hoje tem os melhores índices de segurança pública dos últimos 20 anos.

“A cooperação entre as instituições é fundamental para superar os desafios. Se os três níveis de governo não estiverem trabalhando juntos, os problemas ficam muito mais difíceis de serem solucionados. O Pacto Niterói Contra a Violência é o maior investimento de uma cidade em segurança pública no Brasil. Estamos investindo mais de R$ 300 milhões nesse plano municipal com uma visão moderna e inovadora, que tem um componente de inteligência e de planejamento integrado de policiamento”, destacou o prefeito. “Aqui em Niterói, nós colocamos todas as inspetorias da Guarda Municipal no mesmo modelo territorial de integração da Polícia Militar e da Polícia Civil. Periodicamente, a partir da identificação, dos chamados ''hot spot'', os pontos quentes da criminalidade, nós focamos o planejamento integrado com a inteligência das três forças de segurança. É por isso que os resultados são absolutamente extraordinários. A cidade tem hoje os melhores índices de segurança pública dos últimos 20 anos”, disse o prefeito.

De acordo com os indicadores de criminalidade divulgados esta semana pelo Instituto de Segurança Pública (ISP-RJ), o município de Niterói segue apresentando a maior redução percentual em alguns índices, no acumulado, em comparação com os municípios limítrofes. A queda vertiginosa nos índices de violência já haviam sido antecipadas pelo observatório de segurança do município e confirmaram que, no geral, o mês de setembro teve uma redução de 61,58% na letalidade violenta e 53,55% de queda nos roubos de veículos. O somatório geral na cidade apontou também que os registros de roubos de rua tiveram uma redução de 47,35% em relação ao mês de setembro de 2019. Com isso, o município segue apresentando a maior redução percentual no acumulado em comparação com os municípios limítrofes com algumas regiões chegando a ter queda de 80% nos indicadores.

O secretário do Gabinete de Gestão Integrada de Segurança, Gilson Chagas, reforça que o Niterói Presente estará em todas as regiões da cidade.

“Chegar em todas as regiões da cidade com o Niterói Presente é um marco da administração municipal. Aumentamos o efetivo da Guarda Municipal em duas vezes e meia, colaborando muito com a queda dos índices de criminalidade. Antigamente, a Guarda Municipal contava com a Polícia Militar. Hoje, Niterói tem um trabalho integrado. É um grande passo na pacificação de Niterói e municípios vizinhos. Em setembro de 2017, amargávamos um índice de 227 de roubos de carros por mês. Esse índice em setembro foi de 32 carros. Nunca tivemos esses indicadores. A Prefeitura tomou a decisão certa em 2013 e está colhendo hoje o que foi plantado ao longo de oito anos. O Cisp faz uma prevenção efetiva orientando as ações de rua com as câmeras que dão os elementos probatórios” completou o secretário.

Desde a sua implantação, o Niterói Presente realizou 562 prisões e apreensões de foragidos da justiça e fugitivos do sistema penal, 168 ocorrências de prisões por furto, 156 por posse de entorpecentes, 134 de material ou objetos recuperados, 125 ocorrências de recuperação de veículos, 96 por roubos, dentre outras. Juntas, somam mais de duas mil ocorrências.

Investimento em Segurança - Niterói é município da Região Metropolitana que mais investe em segurança, disponibilizando ferramentas que auxiliam no combate a violência e cerca de dois terços do policiamento na cidade são financiados pela Prefeitura. A cidade conta com o Plano Municipal de Segurança Pública de Niterói e o Pacto Niterói Contra a Violência. Desde a implantação do Pacto, há dois anos, houve redução significativa dos índices de criminalidade na cidade. Através do programa, estão sendo investidos cerca de R$ 304 milhões em projetos de prevenção à violência, policiamento e Justiça, convivência e engajamento dos cidadãos e ação territorial integrada.

“O investimento que Niterói fez nesse planejamento de segurança pública foi uma das decisões mais acertadas da atual administração. O niteroiense vive, hoje, um clima de tranquilidade comprovado pelos números. Estamos executando um planejamento para melhorar ainda mais a qualidade de vida do cidadão. Muitas pessoas estão trabalhando para que isso seja possível”, afirma o secretário municipal de Ordem Pública, Paulo Henrique de Moraes.

Índices - Os dados divulgados pelo ISP mostram que Niterói registrou, no período de janeiro a setembro de 2020, 98 homicídios a menos do que no mesmo período do ano passado. Foram 190 vítimas no período em 2019 e este ano foram 73.

“A luta em prol da Segurança Pública é incansável. Agradeço ao prefeito pelo apoio fundamental e indispensável que resultam nesses índices. É um trabalho intenso e integrado. Eu trabalhava na 77º DP em 2018, era um período difícil que a cidade vivia em termos de violência. Com essa união conseguimos alcançar grandes objetivos e a cidade hoje apresenta números nunca antes imaginados. Busco juntar a inteligência com a ajuda da Guarda Municipal. Também usamos muito o Cisp em nossas investigações. Com as imagens conseguimos que os marginais sejam condenados. Agora na 81º DP, esse reforço vai ser muito positivo afirma” Raíssa Celles, atual titular da delegacia da Região Oceânica.

A área da 79ª DP (Jurujuba) teve a maior redução no período acumulado, com 74,70%, seguida de queda de 56,52% na área da 77ª DP (Icaraí). Na região do Centro (76ª DP), a redução foi de 53,56%. Houve queda de 46,78% na área da 78ª DP (Fonseca) e na área da Região Oceânica (81ª DP), uma redução de 44,83%.

O tenente-coronel Aristeu Lopes, subcomandante 12º Batalhão de Polícia Militar, elogiou o trabalho integrado entre as forças de segurança no município.

“Servimos em diversas unidades, em diversos municípios, e o que acontece em Niterói não é visto em outros lugares. Essa integração permite ajudar a Polícia Militar e Civil a chegar em outros locais. O Cisp é fundamental para efetuarmos inúmeras prisões com a condenação de muitos marginais “ observou o oficial.

Com relação a roubo de veículos, o município de Niterói segue apresentando a maior redução em pontos percentuais no acumulado em comparação com os municípios limítrofes. A queda foi de 53,55% na cidade. Os melhores resultados foram nas áreas da 77ª DP (Icaraí), com diminuição de 81,76 %, seguida da 79ª DP (Jurujuba), com redução de 80,40%, 81ª DP (Itaipu), com menos 67,36 % de registros. A área da 78ª DP (Fonseca) apresentou queda de 60,80% e a da 76ª DP (Centro) teve diminuição de 49,72%.

O mês de setembro confirma baixa nos registros de roubo de carga nos últimos meses na cidade. Foram 19 em julho, 12 em agosto e apenas duas ocorrências em setembro. O mês também apresentou, no geral, uma redução de 50% em relação ao mesmo período de 2019 nos roubos de rua. Foi o menor número de registros em toda a série entre os meses de setembro desde 2003

Niterói Contra a Violência – Dentro do Pacto Niterói Contra a Violência, ainda são desenvolvidos 18 projetos com o objetivo de reduzir a violência na cidade. Entre eles estão o Niterói Jovem Eco Social, onde cerca de 400 jovens de comunidades estão recebendo bolsas auxílio para fazer cursos profissionalizantes na Firjan e realizar reflorestamento em áreas de preservação na cidade. Outro programa é a Rede Mediar, onde líderes comunitários são capacitados para atuarem como mediadores de conflitos em suas regiões. As capacitações serão realizadas através de uma parceria entre a Prefeitura de Niterói e o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ). Niterói Presente chega à Região Oceânica nesta quinta-feira

Financiamento - Os programas Niterói Presente e Proeis são resultado de convênios da Prefeitura com o Governo do Estado, onde o município paga uma gratificação para policiais militares que aceitam trabalhar nas ruas de Niterói nos dias de folga. No caso do Niterói Presente, há um efetivo fixo de policiais, alguns já reformados, e agentes civis.