Depois de 3 anos usando aparelho ortodôntico, Rafaella sorri o tempo todo - Imagem Arquivo Pessoal
Depois de 3 anos usando aparelho ortodôntico, Rafaella sorri o tempo todoImagem Arquivo Pessoal
Por Luciana Guimarães

Niterói - O poeta Cartola cantou: "A sorrir eu pretendo levar a vida...", mas apesar de parecer simples, ostentar um sorrisão bonito e confiante é uma tarefa que demanda tempo, dinheiro e cuidados.


Os irmãos Rafaella Franco, de 32 anos e Jhonathan Costa de 23, investiram e hoje ostentam um sorriso largo e seguro. Professora de educação física, Rafaella conta que procurou um bom profissional e por 3 anos usou aparelho: "Era bem chato, quem usa aparelho nos dentes sabe. Para comer, para escovar, tudo pede uma atenção redobrada. Mas valeu muito a pena. Hoje me considero plenamente satisfeita com o investimento que fiz.", revela.


Para manter os dentes brancos, ter um sorriso bacana, hálito agradável, se prevenir de cáries e outras doenças, é preciso seguir uma rotina de cuidados com a saúde bucal. Fazer uma boa escovação ao acordar, antes de dormir e logo após as refeições, visitar regularmente o dentista, evitar o consumo exagerado de certos alimentos, bebidas e deixar de fumar são alguns deles.


Saúde bucal
Antes de pensar em qualquer efeito estético, é necessário priorizar a saúde e o bem-estar físico a longo prazo. Sabe-se que um sorriso bonito é reflexo de uma higienização oral frequente e de um acompanhamento odontológico adequado. Esses cuidados são importantes porque a saúde bucal está diretamente relacionada ao bom funcionamento do organismo.

Por isso, se não for bem cuidada, ela pode gerar uma série de complicações, tanto na cavidade bucal quanto em outras partes do corpo. A endocardite, por exemplo, é um dos problemas que resulta do descuido com a limpeza correta dos dentes. Trata-se de uma doença infecciosa de nível grave que afeta o coração.
Publicidade
Dessa forma, torna-se muito importante consultar um dentista com certa regularidade e cultivar hábitos diários benéficos à saúde bucal. Cuidar da alimentação e escovar os dentes e a língua após as refeições são práticas diárias e necessárias.
Publicidade
 
Autoestima e relações profissionais
A autoestima de uma pessoa está muito relacionada à aprovação e à aceitação que ela recebe no meio social. Um retorno positivo por parte de quem se gosta ou convive, alimenta a autoconfiança e faz com que a realização de tarefas mais simples do dia a dia sejam mais autênticas.
Publicidade
Fala-se muito que a aparência abre portas. Apesar de ser necessário cultivar talentos diversos para manter-se em qualquer cargo profissional, um sorriso bonito pode ser convidativo em um primeiro contato. Isso porque a expressão, normalmente associada à alegria, passa a mensagem de segurança, empatia e leveza, sendo capaz de atrair pessoas ao seu redor. Tal efeito pode contribuir para a conquista de diversos objetivos na vida profissional, que vão desde a contratação para aquele emprego dos sonhos até uma promoção na atual empresa.
Publicidade
 
Relações pessoais
Uma expressão facial positiva afeta diretamente as relações sociais dos indivíduos. Como vimos, a aprovação dos outros contribui para o desenvolvimento de uma estima própria e autônoma, e isso apresenta reflexos na vida pessoal.
Publicidade
A importância do sorriso, nesse sentido, reside na transmissão de uma personalidade bem-humorada, autoconfiante e segura de si. Essas qualidades, sem dúvidas, são responsáveis por construir relações mais sólidas e felizes. Afinal, uma pessoa bem resolvida, que está de bem consigo, ficará bem com quem ama e gosta.
Publicidade
 
Um sorriso bonito aumenta a autoestima e traz segurança na hora de falar em público, seja em uma atividade social ou profissional. Considerado um cartão de visitas, um sorriso harmonioso faz toda diferença e pode ser alcançado com tratamentos cada vez mais rápidos e modernos.
Publicidade

Beatriz Cabral, dentista há quase 20 anos, conta que já perdeu as contas de quantas pessoas viu terem uma mudança drástica na postura e na maneira como enxergam a vida após terem cuidado adequadamente dos dentes.: "São muitas técnicas que existem hoje, vários procedimentos possíveis. Para iluminar o sorriso o procedimento mais indicado é o clareamento dental. Essa técnica, já bastante conhecida, pode ser realizada em casa ou no consultório. Com um tratamento adequado, há uma harmonia estética que se reflete no interior de cada um, com uma vibe mais positiva e feliz.", acrescenta.
Publicidade
 
Odontologia estética está cada vez mais avançada.
No clareamento caseiro o paciente utiliza um gel que é usado com uma moldeira que se adapta aos dentes. A pessoa pode optar por duas formas de uso: uma hora por dia ou ao longo da noite, enquanto dorme. Com esse método, em uma semana é possível perceber diferenças no sorriso. Porém, o ideal é fazer o tratamento por pelo menos um mês para obter resultados duradouros.
Publicidade
 
Publicidade
Os clareamentos em consultórios são feitos com um gel em uma concentração muito maior, e por isso deve ser manuseado apenas por profissionais. A vantagem é que o dentista consegue aplicar o produto apenas nas regiões desejadas. Por esses motivos, a combinação das duas técnicas costuma ser a escolha mais adequada.

Facetas de porcelana
Publicidade
Uma novidade que vem ganhando espaço no mercado e na boca dos brasileiros é a aplicação de facetas de porcelana, tipo lentes de contato. O profissional conta que elas podem ser utilizadas para fechar espaços e alterar o formato e o tamanho dos dentes. É importante ressaltar que o procedimento é irreversível: é fundamental que o dentista faça um planejamento correto e utilize materiais de qualidade para que as peças não apresentem fraturas nem descolem.

Facetas de resina
Publicidade
As facetas diretas em resina composta são outra opção para quem busca, além de um sorriso mais branco, dentes mais alinhados. Moldadas diretamente na boca do paciente, o procedimento atua como uma restauração feita na superfície do dente na hora da consulta. Conforme a habilidade do dentista, pode fechar espaços e até mudar anatomia dental. É um método reversível e com um custo menor do que as facetas tipo lente de contato, porém, também é menos resistente. Além disso, o material pode manchar e exige um cuidado maior.
Publicidade
 
Apesar da facilidade e da rapidez com que os procedimentos odontológicos são capazes de transformar os dentes, é preciso ter bom senso. Antes de realizar qualquer tipo de tratamento, o dentista salienta a importância de fazer uma avaliação clínica e radiográfica do dente, para minimizar riscos de problemas.
Dentes brancos e esteticamente bonitos são resultados de uma saúde bucal em dia e de um acompanhamento odontológico regular. Entretanto, se engana quem pensa que a aparência contribui apenas para o bem-estar do organismo.
Publicidade
 
A importância do sorriso bonito se estende aos efeitos psicológicos do desenvolvimento da autoconfiança e da autoestima. Como resultado, temos pessoas mais felizes que buscam seus sonhos e objetivos.
Você pode gostar
Comentários