Benjamin nasceu então de 28 semanas com cerca de 1.225 gramas e precisou ficar na UTI Neonatal por 88 dias
Benjamin nasceu então de 28 semanas com cerca de 1.225 gramas e precisou ficar na UTI Neonatal por 88 diasImagem Assessoria
Por O Dia
Niterói - Shaiana de Anchieta da Rosa Chaves, de 33 anos, grávida de 27 semanas, à espera de Benjamin, chegou à Emergência do Complexo Hospital de Niterói (CHN) no dia 30 de novembro do ano passado – já com diagnóstico de Covid-19 há sete dias –, depois de ver seu quadro respiratório piorar. Por causa da gravidade do caso, a paciente foi imediatamente internada no CTI do hospital já com 50% do pulmão comprometido. Depois de dez dias no centro de terapia intensiva e sem evolução, a equipe médica tomou a decisão de realizar uma cesárea de emergência no dia 10 de dezembro.
“A cesárea de emergência é sempre uma opção na tentativa de salvar a mãe e a criança, dependendo da idade gestacional. Mesmo sendo uma cirurgia de alta complexidade e uma gestante de alto risco, o procedimento foi cogitado pela piora da Shaiana, e tivemos plena segurança em realizá-lo, pois contávamos com todo o suporte tecnológico, uma equipe especializada e a infraestrutura de UTI Neonatal totalmente preparada para receber o bebê, que nasceu com 28 semanas, pesando cerca de 1.225 gramas”, conta a dra. Daniela Gomes Machado Selano, coordenadora da Maternidade do CHN.
Publicidade
Shaiana passou 22 dias internada no CTI e, depois do parto, ainda permaneceu intubada por mais dois dias lutando para vencer a Covid-19. Já Benjamin também precisou de cuidados intensivos para amadurecer os órgãos, ganhar peso e até mesmo aprender a mamar.
“O recém-nascido teve toda a assistência para se desenvolver, mesmo fora da barriga da mãe e independentemente da idade e do peso do nascimento. Benjamin evoluiu muito bem, sem intercorrências”, confirma Leonardo Nese, coordenador do CHN Materno-infantil e da UTI Neonatal.
Publicidade
Shaiana e Benjamin se reencontraram cerca de 20 dias depois do parto, quando a mãe pôde ver o filho pela primeira vez no dia de Natal. Os pacientes evoluíram bem e ela recebeu alta hospitalar no dia 26 de dezembro e seu bebê, depois de 88 dias de internação na UTI Neonatal, foi para casa no dia 8 de março, com 4.780 gramas.