Gestantes e puérperas podem se vacinar a qualquer momento, desde que sejam maiores de 18 anos
Gestantes e puérperas podem se vacinar a qualquer momento, desde que sejam maiores de 18 anosImagem Arquivo
Por O Dia
Niterói - Mais de 176 mil pessoas já receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19 em Niterói. O número equivale a 34,2% da população e é superior à média do Brasil (18,3%) e do Estado do Rio de Janeiro (16,4%). A Prefeitura de Niterói já concluiu a aplicação da primeira dose do imunizante em pessoas com 60 anos ou mais, profissionais de saúde da linha de frente e com mais de 60 anos, pessoas que vivem em instituições de longa permanência e quilombolas. No total, a cidade já aplicou 264.084 doses até esta segunda-feira (17).
Dos 176.650 niteroienses que já receberam a primeira dose, mais de 50% já completaram o ciclo de imunização e também receberam a segunda dose da vacina. A média niteroiense de conclusão do ciclo vacinal é superior à do Estado (46%) e do País (49,4%).
Publicidade
Durante transmissão ao vivo nas redes sociais da Prefeitura, na noite desta segunda-feira (17), o prefeito Axel Grael ressaltou a preocupação com a pandemia, com milhares de mortes no País, e reforçou a necessidade de que todos mantenham os protocolos sanitários e o distanciamento.
“Sabemos que existem duas principais formas de enfrentarmos essa doença. Uma das formas é através da vacinação, e nós temos feito todo o esforço para imunizar a população, apesar da grande limitação que é a quantidade de vacinas que está chegando para a nossa cidade. Ainda assim, temos uma das maiores taxas de vacinação. A outra forma é proteção individual, com o uso de máscara e higiene, e a proteção coletiva, mantendo o distanciamento e evitando aglomerações. Essas são as armas que temos contra esse vírus”, enfatizou.
Publicidade
Calendário - A Secretaria Municipal de Saúde segue realizando a imunização. Nesta terça (18), pessoas a partir de 30 anos que possuem comorbidade ou deficiência permanente com cadastro no Benefício de Prestação Continuada (BPC) vão poder receber a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Na quarta e quinta-feira (19 e 20), será a vez de pessoas a partir de 25 anos. Na sexta-feira e sábado (21 e 22), pessoas a partir de 18 anos recebem o imunizante.
Pessoas a partir de 18 anos com síndrome de down e doentes renais crônicos podem receber a vacina a qualquer dia, independentemente da idade.
Publicidade
"Com isso, finalizamos mais um grupo do programa nacional de imunização, seguindo com nossos esforços para avançar na aplicação das vacinas. Nós seguimos, em paralelo à vacinação da Covid, a vacinação contra a influenza. Você pode e deve tomar essa vacina também para se proteger do vírus da gripe", pontuou o secretário municipal de Saúde, Rodrigo Oliveira.
A vacinação de gestantes e puérperas (mães nos últimos 45 dias) com comorbidades, ambos com mais de 18 anos, e podem receber a vacina a qualquer dia, independentemente da idade. Nestes casos será aplicada a CoronaVac, conforme recomendação recente do Ministério da Saúde.
Publicidade
A população pode consultar qual grupo está sendo convocado para a imunização nas redes sociais da Prefeitura de Niterói, no site oficial da Prefeitura (www.niteroi.rj.gov.br), ou pelo número 153.
A vacina está disponível em 11 pontos de vacinação distribuídos pelo município, com entrada liberada das 8h às 16h e aplicação das vacinas até 17h, com exceção do Campo de São Bento que vai até as 16h. No caso das gestantes e puérperas, a imunização será na Policlínica Regional Carlos Antônio da Silva, no Centro, e Policlínica Regional Sérgio Arouca, em Santa Rosa.
Publicidade
Locais de vacinação:
Policlínica Sérgio Arouca - Rua Vital Brazil Filho, s/nº – Vital Brazil.
Publicidade
Policlínica Dr. João da Silva Vizella - Rua Luiz Palmier, 726 – Barreto.
Policlínica Regional de Itaipu - Avenida Irene Lopes Sodré – Itaipu.
Publicidade
Policlínica Regional Carlos Antônio da Silva - Avenida Jansen de Melo, s/nº – São Lourenço.
Policlínica Regional Doutor Guilherme Taylor March - R. Desembargador Lima Castro, 238 – Fonseca.
Publicidade
Policlínica Regional de Piratininga Dom Luís Orione – Rua Dr. Marcolino Gomes Candau, 111– Piratininga.
Policlínica Regional Dr. Renato Silva - Avenida João Brasil, s/nº – Engenhoca
Publicidade
Drive thru na Universidade Federal Fluminense - Campus Gragoatá - Rua Alexandre Moura, 8 – São Domingos.
Posto volante no Clube Central: Av. Jorn. Alberto Francisco Torres, 335 – Icaraí
Publicidade
Posto volante no Colégio Gomes Pereira: Av. Rui Barbosa, 1250 – Largo da Batalha
Posto volante no Campo de São Bento: Centro Cultural Paschoal Carlos Magno – Icaraí
Publicidade
Locais de vacinação para gestantes e puérperas com comorbidades
Policlínica Sérgio Arouca - Rua Vital Brazil Filho, s/nº – Vital Brazil.
Publicidade
Policlínica Regional Carlos Antônio da Silva - Avenida Jansen de Melo, s/nº – São Lourenço.