O reitor da Universidade Federal Fluminense (UFF), Antonio Claudio Lucas da Nóbrega.Reprodução/ Divulgação: site UFF
Publicado 22/12/2021 15:44 | Atualizado 22/12/2021 15:49
O reitor da Universidade Federal Fluminense (UFF), Antonio Claudio Lucas da Nóbrega, tornou público a partir de agora, a abertura do Concurso Público de Provas e Títulos para provimento efetivo de 54 vagas no cargo de Professor da Carreira do Magistério Superior, distribuídas em 48 áreas de conhecimento. O período de inscrições será realizado entre os dias 27 de dezembro de 2021 e 26 de janeiro de 2022.

“A realização de concurso público é um momento muito importante para a UFF, porque ela não só seleciona os melhores candidatos, como também incorpora docentes que permanecerão na universidade por muitos anos. Nossa preocupação sempre foi a de realizar os concursos a despeito da pandemia, com toda segurança e protocolo, e garantir a renovação dos quadros. Estamos muito satisfeitos com o trabalho da Coordenação de Pessoal Docente (CPD) e da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe), dando sequência à nossa orientação de priorizar os concursos e renovar nosso corpo, neste caso, nosso corpo docente”, ressaltou Nóbrega.

O coordenador de Pessoal Docente da Progepe, Ricardo Carrano, destacou o concurso com 11 vagas para cotistas negros e três para pessoas com deficiência. “Aplicaremos o mesmo método utilizado no último edital e que resultou na nomeação de seis cotistas negros, com expectativa de ampliarmos esse número no próximo ano”, ressaltou Carrano.

Segundo ele, o método utilizado para a seleção desses candidatos é o de “aglutinação de vagas”: “Em vez de o Edital tratar do concurso de forma fragmentada, ele aglutina todas as vagas e, com isso, garante que os candidatos cotistas aprovados, dentro do limite de 20% que determina a lei, sejam efetivamente aproveitados”, explicou o coordenador.

Carrano acrescentou ainda que o presente concurso seguirá a nova resolução do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepex), que aumentará a segurança jurídica do mesmo, além de fazer com que seja mais descritivo e didático, respondendo a lacunas da resolução anterior, de 1991.

O concurso será composto pelas etapas de prova escrita, de caráter classificatório e eliminatório; opcionalmente, a critério do Departamento de Ensino, prova prática, de caráter classificatório e eliminatório; prova didática, de caráter classificatório e eliminatório; e prova de títulos, de caráter classificatório.

O edital, assim como todas as informações referentes ao concurso, poderão ser acessados, a partir do dia 27 de dezembro de 2021, através do seguinte link: https://app.uff.br/cpd.
UFF anuncia abertura de concurso público para o preenchimento de 54 vagas efetivas no Magistério Superior 

O reitor da Universidade Federal Fluminense (UFF) Antonio Claudio Lucas da Nóbrega torna pública a abertura do Concurso Público de Provas e Títulos para provimento efetivo de 54 vagas no cargo de Professor da Carreira do Magistério Superior, distribuídas em 48 áreas de conhecimento. O período de inscrições será realizado entre os dias 27 de dezembro de 2021 e 26 de janeiro de 2022.

“A realização de concurso público é um momento muito importante para a UFF, porque ela não só seleciona os melhores candidatos, como também incorpora docentes que permanecerão na universidade por muitos anos. Nossa preocupação sempre foi a de realizar os concursos a despeito da pandemia, com toda segurança e protocolo, e garantir a renovação dos quadros.  Estamos muito satisfeitos com o trabalho da Coordenação de Pessoal Docente (CPD) e da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe), dando sequência à nossa orientação de priorizar os concursos e renovar nosso corpo, neste caso, nosso corpo docente”, ressalta Antonio Claudio Lucas da Nóbrega.

O Coordenador de Pessoal Docente da Progepe, Ricardo Carrano, destaca que, nesse concurso, haverá 11 vagas para cotistas negros e três para pessoas com deficiência. “Aplicaremos o mesmo método utilizado no último edital e que resultou na nomeação de seis cotistas negros, com expectativa de ampliarmos esse número no próximo ano”.

Segundo Ricardo, o método utilizado para a seleção desses candidatos é o de “aglutinação de vagas”: “Em vez de o Edital tratar do concurso de forma fragmentada, ele aglutina todas as vagas e, com isso, garante que os candidatos cotistas aprovados, dentro do limite de 20% que determina a lei, sejam efetivamente aproveitados”, explica.

O coordenador acrescenta ainda que o presente concurso seguirá a nova resolução do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão - CEPEx - (583/2021), que aumentará a segurança jurídica do mesmo, além de fazer com que seja mais descritivo e didático, respondendo a lacunas da resolução anterior, de 1991.

O concurso será composto pelas etapas de prova escrita, de caráter classificatório e eliminatório; opcionalmente, a critério do Departamento de Ensino, prova prática, de caráter classificatório e eliminatório; prova didática, de caráter classificatório e eliminatório; e prova de títulos, de caráter classificatório.

O edital, assim como todas as informações referentes ao concurso, poderão ser acessados, a partir do dia 27 de dezembro de 2021, através do seguinte link: https://app.uff.br/cpd
Leia mais

Você pode gostar

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.

Publicidade

Últimas notícias