Por helio.almeida
Paraná - A Polícia Federal deflagrou na manhã desta segunda-feira a Operação Piloto, com o objetivo de prender os chefes de um grande esquema internacional de tráfico de drogas, na região de fronteira com o Paraguai, nos estados do Paraná e Mato Grosso do Sul.
Material apreendido durante a operaçãoDivulgação

Ao todo, policiais federais dão cumprimento a 46 mandados de prisão e 53 mandados de busca e apreensão, em 24 municípios de 6 Estados, todos expedidos pela 1ª Vara da Justiça Federal em Umuarama.

Cerca de 250 policiais federais trabalham no cumprimento dos mandados nos seguintes lugares: Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Espírito Santo, Santa Catarina, Sergipe.

As investigações tiveram início no mês de maio de 2013, quando foi identificado um empresário do ramo de transportes, da cidade de Umuarama, que estaria utilizando parte da frota para transportar grandes quantidades de maconha, escondidos em meio a cargas de sofás e cadeiras. A droga vinha do Paraguai e era levada para o Estado de São Paulo.
Publicidade
Com o avançar das investigações, foi identificada uma ampla rede internacional, formada por 16 quadrilhas de tráfico de drogas, operando a partir de Umuarama.
Essas quadrilhas compravam grandes quantidades de maconha, cocaína, crack, armas de fogo e munições, transportavam tudo para o território brasileiro e, depois, distribuíam nos grandes centros consumidores, principalmente no estado de São Paulo.
Publicidade
Ao longo dos sete meses de trabalhos, já foram efetuadas 67 prisões em flagrante em três Estados – PR, MS e SP – e apreendidas grandes quantidades de drogas, armas, dinheiro e veículos. Os presos serão recolhidos a estabelecimentos penitenciários nos Estados do Paraná e São Paulo onde permanecerão à disposição da Justiça Federal.