Campinas (SP) - Quem olha por fora não percebe muitas diferenças do Fox 1.0. Elas estão nos pneus mais finos, nas medidas 175/70 aro 14, em defletores de ar e na grade diferenciada. Claro que na tampa há uma identificação BlueMotion, que define os veículos com vocação econômica da Volkswagen.
E o novo Fox chega assim, discreto e silencioso, com 28 kg a menos e fama de pão-duro no posto. Nos test-drives realizados nas cercanias de Campinas, o modelo apontou consumo de 16,5 km/l de gasolina, em ciclo rodoviário. Na cidade, a marca girou perto dos 14 km/litro.
REGIME
Sem milagres, os resultados confirmam o fôlego dos motores a combustão interna. Bem trabalhados, eles conseguem render muito.
No Fox BlueMotion é assim. Com três cilindros, 73 kg — 24 kg a menos que o de quatro cilindros —, totalmente em alumínio e 12 válvulas, quatro por cilindro, o motor tem comando variável e coletor de escapamento incorporado ao bloco. Usa ainda um sistema de arrefecimento duplo, que mantém a temperatura mais baixa no cabeçote e mais alta na base do motor, onde o óleo deve estar fino.
A suspensão recebeu nova calibração para o pneu de baixa resistência à rolagem, que recebe pressão maior. No mais, tudo igual ao outro Fox que você conhece, exceto no preço, que ficará R$ 700 mais caro, pagáveis em muitas prestações, mas em menos tanques de gasolina ou etanol ao longo do ano.
O Fox BlueMotion se insere na nova tendência de ‘downsizing’ da indústria, que tem nos coreanos Hyundai HB20 e Kia Picanto seus primeiros representantes neste clube dos três cilindros.
Com menos inércia e mais leve, o motor, naturalmente, rende mais do que o 1.0 tradicional, que, aliás, extrai menos potência do que a novidade com a mesma litragem e tem melhor torque, o que se traduz em uso urbano otimizado. Uma boa aposta da VW que estreia no Fox como ‘avant-première’ do motor que estará no up!, nacional ainda em 2013. O novo Fox custa R$ 32,5 mil (duas portas e R$ 34 mil (quatro portas).
O editor viajou a convite da Volkswagen