Por leandro.eiro

Rio - Pyeonghwa Motors, Ikco, UAZ ou Etox. Já ouviu falar alguma vez delas? Muito provável que não. Afinal, são verdeiras ilustres desconhecidas. Circulam em um 'universo' relativamente restrito, quase que paralelo, para o mundo ocidental, acostumado com Audis, Toyotas, Fords, entre outras. Porém, elas têm público cativo. Falamos de marcas de automóveis que estão presentes em países como Coreia do Norte, Irã, Rússia, mas que são um tanto obscuras.

Pyeonghwa ZunmaDivulgação


A Pyeonghwa Motors é um exemplo. Nascida em 1999, na Coreia do Norte, a fabricante chama a atenção não pelo fato de produzir modelos de design, digamos, bem exóticos, como os sedãs Zunma e Hwiparam II. Mas por ter licença para fabricar um modelinho que conhecemos bem, o Fiat Dòblo. Só que naquele país é batizado de Ppoggugi.

A iraniana Saipa Company é um outro exemplo de obscura marca para a maioria dos ocidentais. Criada em 1966, a fabricante atualmente produz veículos de passeio, SUVs, picapes e ônibus de grande e pequeno porte, exportando para países como Paquistão, Egito e Sudão, entre outros - a Saipa detém 50% de participação do mercado de carros de passeio do Irã, com destaque para o Saipa 141.

A também iraniana Ikco - Iran Khodro Industrial Group -, fundada em 1962 é outra que faz sucesso em sua terra natal. Só que com o sedã Samand. Mas como tem parceria com a Peugeot e Renault, a marca também produz uma versão do 207 e do Logan.

Saipa 141Divulgação


Mas se as duas iranianas são ilustres desconhecidas para os brasileiros, não é para os venezuelanos. A Saipa Company e Ikco são representadas na Venezuela pela Venirauto, que monta os sedãs Saipa 141 e Ikco Samand. Só que no país latino, o primeiro chama-se Turpial, enquanto que o segundo recebeu nome de Centauro.

Da Rússia, que lembramos dos Ladas que chegaram na década de 1990, temos a Uaz, que nasceu em 1941 e se especializou em produzir veículos militares para a antiga União Soviética, mas que hoje conta com linha de produtos que inclui utilitários esportivos, como o Patriot e o Hunter, e picapes.

Na Índia temos a Premier Automobiles Ltd, fundada em 1944, que fabrica veículos comerciais e um utilitário esportivo. Este último chama a atenção por ser batizado de Rio. Já Da China, que já estamos bastante familiarizados com Chery, Lifan e JAC Motors, temos a Zhejiang Jonway Automobile. Mas esta já nem é tão obscura assim, pois até apareceu no Salão do Automóvel de São Paulo, em 2012, quando mostrou o utilitários esportivo A380.

Premier RioDivulgação


Você pode gostar