Por leandro.eiro

Rio - Os sedãs compactos melhoraram. A evolução lhes distanciou do conceito de ‘carro de entrada’ — eles estão com linhas mais modernas e lista de equipamentos com de itens atuais. O resultado é que o segmento, destaque no mercado brasileiro, ficou bem mais competitivo.

Antes eles tinham visual de gosto duvidoso%2C mas hoje é notável a evolução de design no Logan e Prisma.Maíra Coelho / Agência O Dia


Em sintonia com este perfil, Chevrolet Prisma e Renault Logan são dois exemplos que se destacam pelo amadurecimento. Suas gerações anteriores tinham pontos positivos, mas ostentavam visual duvidoso, que destoava dos concorrentes. A história agora é outra: a dupla possui forma e conteúdo. O impacto com o novo design e grande e pouco remete aos 'patinhos feios' do passado.

Além das linhas mais harmônicas, as marcas dividiram os modelos em versões procurando abranger o maior público possível. Entre os dois, o preço da versão avaliada do Logan começa em R$ 44.250, equipado com os airbags e ABS de lei e mais direção hidráulica, ar automático, kit multimídia com GPS etc. Na outra ponta, a variante topo de linha do sedã da GM tem custo de carro grande: R$ 49.490 para levar o Prisma manual,com sensor de estacionamento, kit multimídia MyLink, entre outras tecnologias.

Para este comparativo, testamos as versões topo de linha dos dois modelos. Na prática, eles estão equilibrados, oferecendo dose similar de conforto e desempenho. As peculiaridades de cada um podem ser decisivas na hora da compra: o Logan, por exemplo, apresenta o maior espaço interno e porta-malas, mas não possui câmbio automático opcional, como o encontrado no Prisma. Cabe ao consumidor eleger suas prioridades na escolha do seu veículo.

Mudança interior fez bem ao Renault%2C que perdeu ângulos agudosDivulgação


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Considerada e evolução visual, é importante tratar também do habitáculo, que é onde o motorista interage com o veículo. O Logan apresenta esmero no acabamento, que o distancia das duas gerações anteriores e tacha de fato o carro de novo. O acesso aos comandos no painel, ar e sistema multimídia estão bem dispostos, com boa ergonomia. Forração dos bancos e isolamento da cabine podem melhorar, mas não são ruins.
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Passando ao Prisma, a GM desenha melhor seu interior. As formas poligonais do cockpit dão um ar moderno e interessante. A iluminação, acústica e costura dos bancos também são agradáveis, dando uma boa sensação de conforto. O revés está no espaço interno, que não é tão folgado como no francês.

Em movimento, o motor 1.6 8V de 98/106 cv (gasolina/etanol) do Renault é ágil, proporcionado boas acelerações e retomadas. A transmissão manual de cinco marchas, única opção, casa bem e ambos formam um bom conjunto. Em velocidades mais altas, o ruído do propulsor é bem percebido na cabine. Sistema de suspensão e freios apresentam equilíbrio.

O Prisma apresenta acabamento mais moderno e luxuoso. Silêncio no interior da cabine transmite conforto Divulgação


O Prisma, por sua vez, vai um pouco mais lento. A caixa automática de seis velocidades, que é um diferencial de conforto principalmente para quem mora em uma metrópole, te poupa da embreagem mas compromete no desempenho, se levarmos em conta que a potência é a mesma do Logan — debaixo do capô do GM está um 1.4 com os mesmos 98/106 cv. Há margem para melhora na transmissão.
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A suspensão do Prisma transmite segurança sem deixar de ser macia. O sedã se comporta de forma segura nas conversões. A mesma eficiência pode ser percebida nos freios. Como dito, o comparativo mostrou um equilíbrio na performance dos dois modelos, a maior discrepância está mesmo nos preços — a Chevrolet é uma marca que, no Brasil, conta com tradição quando o assunto é sedãs.

O Renault Logan parte de R$ 28.990, básico, com motor 1.016V (Authentique). A versão mais barata do Prisma é um pouco mais cara: R$ 37.390 também com motor 1.0 litro (LT).

A variante mais em conta do francês não conta nem com direção hidráulica, item presente de série no GM. Por outro lado, o topo do Logan traz GPS, ausente no Prisma, que contra-ataca com o câmbio automático.

Na capacidade do porta-malas%2C Logan leva a melhor%3A 510 litrosMaíra Coelho / Agência O Dia


Mercado é grande
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Escolher um sedã no atual mercado brasileiro é tarefa ingrata. Afinal, são diversas as opções, com modelos que tanto podem ter motor 1.4 l, como 1.6 l — há ainda sedãs com propulsores 1.0 litro.
Entre os concorrentes de Logan e Prisma, os Volkswagen Voyage e Polo Sedan, Fiat Siena e Grand Siena, Ford Fiesta e New Fiesta, Hyundai HB20 S, Toyota Etios Sedan, Nissan Versa, JAC J3 Turin e Chery Cielo.
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Com tamanha oferta, é claro também que os preços são os mais variados. Assim, há sedãs que podem ter preço abaixo dos R$ 30 mil, como também é possível encontrar opções que beiram os R$ 55 mil.
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