O primeiro a chegar é o Honda HR-V, que será lançado agora em março. Fabricado em Sumaré, interior de São Paulo, o SUV usa a mesma plataforma do City, mas contará com a motorização do Civic — o motor quatro cilindros 1.8 FlexOne capaz de entregar 140 cv de potência máxima. O HR-V terá opções de câmbio manual e CVT, enquanto o sistema de tração será apenas dianteiro.
Em seguida será a vez do Jeep Renegade chegar ao mercado nacional. Este, por sinal, será o primeiro modelo a sair da fábrica do grupo FCA — Fiat Chrysler Automobiles — em Goiana, Pernambuco. O modelo vai estar disponível nas versões Sport, Longitude e Trailhawk — os motores são o 1.8 Flex ou o turbodiesel 2.0, com opções de tração apenas na dianteira ou integral.
Outro SUV com estreia programada para o primeiro semestre é o Peugeot 2008. Fabricado em Porto Real, no Sul Fluminense, o modelo será a ‘arma’ da fabricante francesa para ‘encarar’ os rivais Ford EcoSport e Renault Duster. E para não fazer feio nesta ‘briga’, o 2008 contará com o motor turbo 1.6 THP flex de 173 cv de potência.
Entre as fabricantes chinesas, JAC Motors e Lifan prometem não ficar de fora do segmento, que já conta com o conterrâneo Chery Tiggo. A primeira trabalha para lançar o T5, cujo nome, na China, é S3. O T5 desembarcará no mercado brasileiro equipado com motor 1.5 16V Flex com 127 cv de potência.
Já na Lifan, a novidade é o X50, que também virá para disputar espaço no segmento dos utilitários esportivos compactos. O objetivo da marca é ser o SUV mais barato do Brasil, com preço abaixo dos R$ 50 mil. E, debaixo do capô, um motor 1.5 litro com 103 cv de potência, que trabalha com câmbio manual de cinco marchas.
Entre os SUVs de luxo, o primeiro a chegar será o Land Rover Discovery Sport, previsto para ser lançado em março. De início, o modelo será importado, mas, a partir de 2016, contará com produção nacional — a fábrica fica em Itatiaia, no Sul Fluminense. O Discovery Sport virá equipado com motor turbo 2.0 litros de 240 cv de potência e câmbio automático de nove velocidades. Já até o fim de 2015 será a vez do Mercedes-Benz GLE, uma das estrelas da marca alemã agora exposta no Salão de Detroit.
O queridinho do Brasil
O segmento de utilitários esportivos no Brasil anotou, em 2014, 298.305 unidades emplacadas, de acordo com números da Fenabrave — Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores.