Por helio.almeida

A Polícia Federal (PF) faz buscas nesta sexta-feira para encontrar o deputado Natan Donadon (PMDB-RO), que teve prisão decretada pelo Supremo Tribunal Federal na quarta-feira. O deputado, condenado por peculato e formação de quadrilha, foi expulso pelo partido e pode ser o primeiro político em exercício a ser preso desde a promulgação da Cosntituição de 1988.

Deputado federal Natan Donadon (PMDB-RO)Divulgação

A PF monitorou vários pontos de Brasília e pessoas ligadas a Donadon. Agentes procuraram o parlamentar também em Porto Velho e Vilhena, em Rondônia. A assessoria de imprensa da Polícia Federal não confirma se Donadon já é considerado foragido. Para a polícia, a probabilidade maior é que o deputado esteja em Brasília.

Donadon foi condenado em 2010 pelo tribunal a 13 anos de prisão por peculato e formação de quadrilha, mas recorria em liberdade. Na quarta, o Supremo negou o último recurso possível e expediu o mandado de prisão. Segundo o relator do caso na comissão, deputado Sérgio Zveiter (PSD-RJ), sexta-feira será feita uma última tentativa de notificá-lo.

O advogado do deputado, Nabor Bulhões, afirmou que a pena do deputado não poderia ser diferente da de outros réus condenados pelos fatos em outros tribunais. O irmão de Dinadon também foi condenado, mas ele foi preso.

Donadon continua deputado federal, mas é alvo de processo na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados que pode levar à cassação de seu mandato. Se for aprovado na comissão, segue para o plenário da Câmara, que decide se decreta ou não a perda do mandato.

Você pode gostar