Porto Alegre - A presidenta Dilma Rousseff telefonou na tarde deste domingo para o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, e lamentou o incêndio que destruiu o Mercado Público da cidade.
"O Mercado faz parte da alma de Porto Alegre", disse a presidenta. Ela anunciou que o governo federal dará auxílio financeiro para reconstruir o prédio, por meio do PAC Cidades Históricas.
O prefeito quer que o projeto de recuperação seja incluído no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Cidades Históricas, que já tem a participação de Porto Alegre.
Neste domingo, equipes da prefeitura, dos bombeiros e da Associação dos Permissionários do Mercado Público, junto com autoridades de segurança, fazem vistoria no local do incêndio.
O objetivo é avaliar os prejuízos e as proporções do incêndio, já projetando na reconstrução do local. A prefeitura informou que, desde cedo, José Fortunati acompanhou o trabalho dos bombeiros no controle do incêndio.
O fogo começou por volta das 20h30. Os bombeiros conseguiram controlar o incêndio às 22h30 e, depois, trabalharam no rescaldo. As pessoas que estavam no local conseguiram sair rapidamente.
O Mercado Público foi inaugurado em 1869 para abrigar o comércio de abastecimento da cidade. Tombado pelo Patrimônio Histórico e Cultural de Porto Alegre em 1979, o prédio sofreu três incêndios (1912, 1976 e 1979) e resistiu à grande enchente de 1941.