Ibope aponta crescimento de oito pontos de Dilma para eleição 2014

Desde julho, presidenta passou de 30% para 38%. Distância de Marina passou para 22 pontos

Por bferreira

São Paulo - Pesquisa do Ibope divulgada ontem pelo ‘Estado de S. Paulo’ aponta crescimento de oito pontos da presidenta Dilma Rousseff em relação à consulta de julho, logo após o auge dos protestos. O índice dos que querem sua reeleição passou de 30% para 38%.

Dilma seria reeleita em 1º turnoAgência Brasil

Segunda colocada em julho, Marina Silva (sem partido) continua na mesma colocação, mas caiu oito pontos: 22% para 16%. Assim, a diferença entre a presidenta e a ex-senadora passou de oito para 22 pontos percentuais. O senador Aécio Neves (MG), provável candidato do PSDB, passou de 13% para 11%; e o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB) também perdeu pontinho: 5% para 4%.

A pesquisa simulou cenário com José Serra no lugar de Aécio. Neste caso, Dilma chegou a 37%; Marina, 16%; Serra, 12%; e Eduardo, 4%. Em julho, não houve simulação com o ex-governador de São Paulo.

Nos dois cenários, o índice de intenção de votos da petista é maior do que a soma dos três adversários. Com Aécio, o placar seria 38% a 31%; com Serra, 37% a 32%. Se Dilma fosse hoje ao segundo turno contra Marina, venceria por 43% a 26%. Em julho, havia empate técnico: 35% a 34%.

A pesquisa foi entre 12 e 16 de setembro, com 2.002 pessoas. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia