Por bianca.lobianco

Brasília - O ministro Marco Aurélio foi eleito nesta terça-feira para o cargo de presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O ministro substituirá a presidenta Cármen Lúcia, a partir do dia 19 de novembro. A votação foi simbólica, pois o ministro é o atual vice-presidente do tribunal.

Com a eleição, Marco Aurélio ocupará a cadeira de presidente da corte pela terceira vez. O primeiro mandato foi de 1996 a 1997, e o segundo, de 2006 a 2008. No entanto, o ministro não presidirá as eleições presidenciais do ano que vem. Dias Toffoli, eleito vice-presidente, ocupará a cadeira de Marco Aurélio, que deixará o TSE em maio de 2014, quando completará quatro anos seguidos no tribunal, e deverá ser substituído por outro ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).

“Na vida temos encontros e desencontros. Conosco ocorreu justamente o que é salutar, o encontro. A satisfação é toda minha em suceder Vossa Excelência [Cármen Lúcia], porque sei da sua dedicação à coisa pública, do seu zelo para com a coisa pública”, disse Marco Aurélio, após a eleição.

O plenário do TSE é composto por sete ministros. Três são oriundos do Supremo, dois do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e dois advogados nomeados pela Presidência da República.

Você pode gostar