Por julia.sorella
São Paulo - A chuva que atinge a região metropolitana em São Paulo nesta sexta-feira deixa toda a capital paulista em estado de atenção, segundo o Centro de Gerenciamento de Emengências (CGE) da Prefeitura.
A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) informou que por motivo de alagamento os trens não estão circulando em nenhum ponto da Linha 12-Safira. Todas as estações estão fechadas. O mesmo problema já havia ocorrido em um pequeno trecho da mesma linha nesta quinta-feira. Ainda nesta quinta, uma casa caiu na zona sul de São Paulo após o temporal. Moradores da capital protestaram pedindo medidas contra alagamentos.
Publicidade
De acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), às 16h11, a cidade tinha 37 quilômetros de congestionamento, índice abaixo da média para o horário.
Segundo o CGE, áreas de chuva que atingem a capital nesta tarde de sexta-feira se intensificaram em outras regiões. Imagens de radar meteorológico apontam chuva com potencial para granizo nos bairros de Jabaquara, Vila Mariana e Ipiranga. Na zona leste chove com forte intensidade entre os bairros de Ermelino Matarazzo, Penha, São Miguel Paulista e Itaim Paulista. Na zona norte há chuva moderada entre os bairros de Jaçanã-Tremenbé, Santana, Vila Maria/Guilherme e centro.
Publicidade
No sábado, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da prefeitura, o sol aparece entre nuvens ao amanhecer e a sensação será de tempo abafado ao longo do dia. A partir da tarde as instabilidades aumentam sobre a região da Grande São Paulo e capital. Há previsão de pancadas de chuva forte e localizadas até o início da noite. As temperaturas variam entre 21ºC e 32ºC, com as menores taxas de umidade relativa do ar por volta dos 40%.
No domingo, dia em que também estão marcados eventos comemorativos do aniversário, o calor continua sobre a faixa leste do Estado, que inclui a capital. O dia começa com sol entre poucas nuvens e termômetros em torno dos 22ºC. A máxima chega aos 33ºC e os menores percentuais de umidade relativa do ar ficam próximos dos 35%. No período da tarde ocorrem pancadas de chuva forte de forma isolada sobre a região, com potencial para a formação de alagamentos.