Por fernanda.magalhaes

São Paulo - Pelo menos cinco lojas foram depredadas e roubadas no Centro de Paulínia, durante um 'rolezinho' que reuniu cerca de 300 jovens e adolescentes na noite deste domingo. O grupo se reuniu por volta das 20h na Praça da Amizade, na Avenida José Paulino. De lá, eles caminharam pela avenida depredando janelas, portas de lojas e roubando produtos dos estabelecimentos.

Em uma loja de bicicleta que fica próxima à praça, parte do grupo atirou pedras e tijolos e destruiu uma porta de vidro. Segundo a proprietária da loja, Gislaide Varandas, eles puxaram as bicicletas para fora do estabelecimento para tentar roubá-las, mas não conseguiram pois elas estavam presas à um cabo de aço. "Quando cheguei a loja, me deparei com a porta destruída e as bicicletas penduradas para fora", conta Gislaide.

Prejuízo

Ainda de acordo com a comerciante, depois dos atos de vandalismo e da tentativa de roubo, alguns adolescentes voltaram para a frente da loja para 'zombar'. "Com relógios e celulares nas mãos, eles perguntavam em tom de deboche' que horas são moça'", relata. O prejuízo com a destruição da porta será de pelo menos R$ 1 mil, segundo a proprietária.

Entre as lojas, uma ótica teve seis óculos furtados e a porta da frente depredada. O prejuízo do comerciante pode chegar a R$ 5 mil. Em uma revendedora de veículos, um veículo de luxo teve a lataria danificada. Uma das portas de vidro da loja também foi destruída depois de ser depredada e nada foi roubado.

Outros locais

Os vândalos também destruíram portas de vidro de um restaurante e de uma loja de calçados, onde levaram três sapatos sem os pares e espalharam diversos produtos pelo chão.

Edmilson Gomes, proprietário de uma banca de jornal que fica na praça, disse que foi até o local no domingo à noite por medo de depredações e vandalismo. "Quatro viaturas da Polícia Militar e a Guarda Municipal estavam no entorno da praça para tentar garantir a segurança", afirmou.

Dois irmãos, um de 21 anos e outro de 15, foram detidos em flagrante.
O menor foi entregue aos pais. O maior, levado para a cadeia anexa ao 2º Distrito Policial (DP) de Campinas. Ele vai responder por vandalismo e receptação porque com ele foi encontrado um celular roubado.

Rolezinhos

Rolezinhos são encontros que reúne centenas de jovens e adolescentes em locais como praças, parques públicos e shoppings. Estes encontros são marcados pela internet, quase sempre por meio de redes sociais como o Facebook.


Você pode gostar