Por karilayn.areias

Aracaju - Os presos rebelados no Compajaf (Complexo Penitenciário Advogado Jacinto Filho), de Aracaju, em Sergipe, liberaram neste domingo 125 familiares e quatro agentes penitenciários que foram tomados como reféns durante 26 horas, informaram fontes oficiais.

De acordo com a fonte, dois dos agentes apresentavam ferimentos leves, enquanto os demais reféns se encontravam ilesos após a libertação, que só foi confirmada depois de uma longa negociação conduzida por um capitão da Polícia Militar, um juiz e representantes da Comissão Estadual dos Direitos Humanos.

Os parentes dos presos, incluindo mulheres, crianças e idosos, ficaram retidos no Compajaf das 11h de sábado até as 13h30 de domingo, enquanto o motim foi encerrado depois que o governo de Sergipe ordenasse a transferência de vários detidos.

O comandante da Polícia Militar de Sergipe, Maurício Iunes, disse à imprensa local que, “por motivos de segurança”, não divulgará os nomes e o número de presos que serão transferidos.

MOTIM DURANTE VISITA

O motim no complexo penitenciário da capital sergipana foi iniciado durante o horário de visitas dos parentes. Mas as pessoas retidas não foram consideradas reféns pelas autoridades, devido ao fato de que elas não foram ameaçados pelos detentos.
O Complexo Penitenciário Advogado Jacinto Filho é um presídio de segurança máxima com capacidade para abrigar 480 presos e, ao contrário da maioria das prisões do país, não registrava problemas de superlotação.

Você pode gostar