Por karilayn.areias
Cerveró presta depoimento em CPI da Petrobras no Senado Reuters (Foto de arquivo)

Rio - A CPI da Petrobras no Senado iniciou a sessão, nesta quinta-feira, em que o ex-diretor da Área Internacional da Petrobras, Nestor Cerveró, presta esclarecimentos sobre a compra de metade da refinaria de Pasadena, no Texas (EUA). Ele foi o responsável por apresentar um resumo executivo para a aquisição de parte da refinaria.

A presidente Dilma Rousseff, então presidente do conselho de administração da estatal, declarou que o resumo que recebeu foi incompleto e admitiu que não teria votado a favor da operação se tivesse tido acesso a todas as cláusulas contratuais. Em depoimento que prestou a comissões da Câmara no mês passado, Cerveró disse não ter enganado Dilma e classificou a omissão das cláusulas por ele de irrelevantes para o negócio.

Os oposicionistas têm boicotado a CPI, que conta com ampla maioria de governistas. Eles também defendem a instalação da CPI mista sobre a estatal, pois acreditam que, como a base aliada na Câmara é menos governista, poderiam avançar mais nas investigações.

A CPI deve aprovar requerimentos de convocação de pessoas, entre elas a do ex-diretor da estatal Paulo Roberto Costa. Ele foi preso pelo Polícia Federal, no dia 17 de março, depois de ser considerado suspeito de ter obstruído as investigações no curso da Operação Lava Jato, e solto na última segunda-feira por decisão do ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Você pode gostar