Por fernanda.magalhaes

São Paulo - No terceiro ato "Copa Sem Povo, Tô na Rua de Novo", organizado pelo Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST), centenas de pessoas caminharam pela Avenida Brigadeiro Faria Lima, zona oeste de São Paulo, nesta quinta-feira. O objetivo dos protestantes é chegar à Ponte Estaiada Octávio Frias Filho, localizada em um dos principais centros financeiros da capital paulista, na zona sul da cidade.

Os protestos foram iniciados no Largo da Batata, em Pinheiros, e de lá partiram sentido-Itaim, com cerca de 2 mil pessoas, de acordo com informações da Polícia Militar. Além de integrantes do MTST, a manifestação contou com participação de membros de outros grupos sociais, como o Comitê Popular da Copa e do Movimento Passe (MPL), responsável por desencadear as maiores passeatas realizadas em 2013.

Integrantes do MTST realizaram ato Copa Sem Povo%2C Tô na Rua de Novo%2C nesta quinta-feira%2C em São Paulo Reprodução Facebook

A atual campanha contra a Copa do Mundo, que tem como principal foco criticar os investimentos públicos com o Mundial em detrimento da preocupação das autoridades com moradias populares, foi iniciado no dia 8 de maio. Na ocasião, houve ocupação da sede de grandes empreiteiras relacionadas ao torneio, e, no dia 15, bloqueio de várias avenidas de São Paulo e de outras cidades do País.

De acordo com o MTST, entre as pautas stão o "controle público do reajuste de aluguéis urbanos estabelecendo o índice inflacionário como teto dos reajustes"; "uma política federal de prevenção de despejos forçados, com a formação de uma comissão de acompanhamento; "mudanças no Programa Minha Casa Minha Vida, fortalecendo a modalidade entidades e de regras que estimulem melhor localização e maior qualidade das obras".

Você pode gostar