Por thiago.antunes

Brasília - Pesquisa do Ibope, feita para a União dos Vereadores de São Paulo (Uvesp) e divulgada nesta terça-feira, indica que haveria segundo turno na disputa à presidência da República se as eleições fossem hoje. Mas a presidenta Dilma Rousseff venceria seus dois principais concorrentes no segundo turno.

No levantamento, Dilma (PT) oscilou dois pontos para baixo em relação ao levantamento anterior, mas dentro da margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Ela tem 38% das intenções de voto contra 22% de Aécio Neves (PSDB) e 13% de Eduardo Campos (PSB). Eles subiram dois pontos.

A pesquisa traz ainda o Pastor Everaldo (PSC) com 3% e outros três candidatos nanicos — José Maria (PSTU), Magno Malta (PR) e Eduardo Jorge (PV) — todos com 1% cada um. Brancos e nulos atingem 13%, e os indecisos somam 7%. A pesquisa ouviu 2.002 eleitores do dia 4 ao dia 7 de junho.

Na simulação de segundo turno, a presidenta Dilma continua à frente, mas com uma vantagem menor. No cenário com Aécio, ela teria 42% e ele 33%. Em maio, eram 43% a 24%. Já com Campos, ela venceria por 41% a 30%. Na sondagem anterior, eram 42% a 22%.

A pedido da entidade, o Ibope montou cenários dos candidatos com os seus respectivos vices. No caso de Aécio, que não definiu quem estará com ele na chapa, os cenários testados são com José Serra, Tasso Jereissati e Aloysio Nunes. Campos aparece com Marina Silva e Dilma com Michel Temer. Quem mais se beneficia com a entrada do vice na sondagem é Eduardo Campos, que reduz sua desvantagem em relação a Aécio e encosta no tucano. O pré-candidato do PSB varia entre 17% e 18% e o pré-candidato do PSDB entre 22% e 23%.

Você pode gostar