Joaquim Barbosa se aposenta, oficialmente, a partir desta quinta-feira

Documento que informa aposentadoria do ministro será publicado no 'Diário Oficial da União', diz assessoria do STF

Por tamara.coimbra

Brasília - O ministro Joaquim Barbosa não retornará mais das férias, que terminam nesta quinta-feira, já que sua aposentadoria será publicada, no mesmo dia, no "Diário Oficial da União", informou nesta quarta a assessoria do Supremo Tribunal Federal (STF).

Indicado pelo ex-presidente Lula%2C Barbosa está no Supremo desde 2003Divulgação / STF

A última sessão que Barbosa participou foi em 1º de julho, onde disse que se sentia “leve, tranquilo e com o sentimento do dever cumprido”. O ministro já havia marcado para esta sexta-feira a eleição do novo presidente da Corte.

Aos 59 anos, Joaquim Barbosa anunciou a aposentadoria após 11 anos como ministro da Corte, porém pelas regras do serviço público ele poderia continuar até os 70 anos, idade que servidores são aposentados compulsoriamente.

O ministro está na presidência do STF desde novembro de 2012. Na ocasião, ele foi indicado pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2003, e se tornou o primeiro negro a comandar o Supremo.

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia