Por leonardo.rocha

Brasília - Em votação simbólica, o plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) elegeu nesta quarta-feira o ministro Ricardo Lewandowski para a presidência da Corte. Lewandowski ocupava a vice-presidência do Supremo desde o início deste mês, devido à aposentadoria do ministro Joaquim Barbosa.

Ministro Ricardo LewandowskiReprodução Internet


Em rápido discurso, o novo presidente comprometeu-se a "honrar as tradições mais que seculares do STF e também a cumprir a consagrada liturgia desta casa de Justiça”.

Nasceu do Rio de Janeiro, Lewandowski tem 66 anos e foi nomeado para o STF pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 2006. Ele terá mandato de dois anos.

Lewandowski formou-se em direito pela Universidade de São Paulo (USP). No Supremo, o ministro foi o revisor da Ação Penal 470, o processo do mensalão, e relatou processos sobre a proibição do nepotismo no serviço público e das cotas raciais nas universidades federais. A ministra Cármen Lúcia ocupará a vice-presidência da Corte nos próximos dois anos.

Indicado ao STF por Lula

Ricardo Lewandowski tem 66 anos e foi nomeado para o STF pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2006. No Supremo, o ministro foi o revisor da Ação Penal 470, o processo do Mensalão. E, como relator, defendeu a proibição do nepotismo no serviço público e a adoção das cotas raciais nas universidades federais.

Enrique Ricardo Lewandowski nasceu no dia 11 de maio de 1948 no Rio de Janeiro. É casado com Yara de Abreu Lewandowski, com quem tem os filhos Ricardo, Livia e Enrique.

O ministro formou-se em 1971 em Ciências Políticas e Sociais pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Dois anos depois, terminou o curso de Ciências Jurídicas e Sociais na Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo.

Ele é mestre e doutor em Direito do Estado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Nos Estados Unidos, obteve o título de Master of Arts, na área de Relações Internacionais, pela Fletcher School of Law and Diplomacy, da Tufts University, administrada em cooperação com a Harvard University (1981).

Ricardo Lewandowski exerceu a advocacia de 1974 a 1990, quando ingressou na magistratura, como juiz do Tribunal de Alçada Criminal do Estado de São Paulo. Foi promovido em seguida a desembargador do Tribunal de Justiça.

Ele foi vice-presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (1993 a 1995) e presidiu o Tribunal Superior Eleitoral em 2010.

Você pode gostar