Rio - Proibido pela Lei eleitoral de inaugurar obras, o atual governador e candidato a reeleição pelo PSDB, Geraldo Alckmin, visitou, nesta sexta-feira, a estação vila Prudente da linha 15-Prata do monotrilho, que será aberta em caráter experimental neste sábado. Quando for finalizada, a linha ligará o metrô Vila Prudente à Cidade Tiradentes.
Em sua passagem pela local, Alckmin, ao lado do presidenciável tucano, Aécio Neves, o governador percorreu a estação e entrou em um dos trens, que permaneceu parado na plataforma.
"Nós somo cumpridores da Lei Eleitoral. Estamos fazendo uma visita, que é permitida a qualquer pessoa. Amanhã não tem nem inauguração [oficial], ela [linha] entra em operação, das 10h às 15h, entre o trecho Vila Prudente e Oratória", justificou o governador ao ser questionado sobre a visita 24 horas antes da abertura oficial. Alckmin frizou, no entanto, que a estação estará aberta para o público somente a partir deste sábado.
Como candidato, Alckmin disse que a prioridade do governo é a mobilidade urbana. "Estamos com 101 km de trilhos - metrô, trem e VLT - em obras e amanhã serão entregues duas estações, a de Vila Prudente e de Oratório".
Segundo o governador, o trajeto entre as duas estações terá mais de 2,5 km e será percorrido por cinco trens, que transportarão 750 passageiros, cada.
"A nossa proposta para o futuro é investir ainda mais em metrô, trem, vlt e integradas com pneus", disse.
Programa eleitoral na TV
Alckmin já tinha "inaugurado"o monotrilho em seu primeiro programa de televisão do horário eleitoral gratuito. Na peça, o transporte apareceu em pleno funcionamento.
Originalmente previstas para ficarem prontas em 2013, as obras do monotrilho tiveram diversos atrasos e a previsão atual é que ela fique pronta em 2016. Alckmin, no entanto, evitou se comprometer com datas, na manhã de hoje. "Ela será entregue, como as demais linhas, em etapas".
*Reportagem Ana Flávia Oliveira