Falta de chuvas deixa clima seco e piora qualidade do ar na capital paulista

Previsão é que os dias continuem ensolarados e o tempo seco

Por victor.duarte

São Paulo - A falta de chuvas tem deixado o clima seco na capital paulista. Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), nesta segunda-feira a umidade relativa do ar ficou em cerca de 35% nos momentos mais quentes, quando os termômetros marcaram 28 graus Celsius (°C). Neste domingo, a umidade relativa chegou a 19,9% e no sábado a 31%.

Para os próximos dias, a previsão é que eles continuem ensolarados e o tempo seco. Sem chuvas, a umidade deve continuar baixa, piorando a qualidade do ar.

Segundo a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), na maior parte do dia, a qualidade do ar ficou no nível considerado moderado, com a quantidade de partículas inaláveis, variando entre 39 e 50 microgramas por metro cúbico (µg/m³). No domingo, o índice chegou a 53 µg/m³ nos piores momentos.

A qualidade do ar é considerada boa quando o índice está abaixo de 41 µg/m³, e ruim quando passa de 80 µg/m³.Quando a umidade cai abaixo de 30% é decretado estado de atenção, sendo recomendado evitar exercícios físicos entre as 11h e as 15h e não ficar exposto ao sol.

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia